Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EDUCAÇÃO NO CAMPO

Fundação e início da história da Efasc viram tema de livro

A dissertação de mestrado do professor João Paulo Reis Costa, da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), se tornará livro. Intitulado A Pedagogia da Alternância como estratégia de desenvolvimento regional: a EFA de Santa Cruz do Sul, o texto foi defendido em 2012 no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e agora será apresentado como uma publicação de 305 páginas, editada pela Edunisc.

O lançamento está marcado para 3 de setembro, às 18h30, na sede da Efasc, em Linha Santa Cruz. A apresentação é da professora Virginia Elisabeta Etges, geógrafa e orientadora da então dissertação; enquanto o prefácio será do professor Sérgio Zamberlan, um dos principais nomes da pedagogia da alternância no Brasil e referência na construção da escola. Ainda conta com breve apresentação da obra pelos coordenadores da Efasc Adair Pozzebon, Antonio Gomes e Cristina Vergutz, além dos ex-presidente da Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa), Elton Hein e o ex-presidente da União das EFAs do Brasil (Unefab), Antônio Baroni Rocha.

LEIA TAMBÉM: Veja como funcionarão os incentivos para profissionais da educação e alunos da rede estadual

Publicidade

A dissertação foi premiada em 2013 como a melhor do Brasil, no grupo IV – tecnologias socioambientais com ênfase no combate à pobreza, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em quatro capítulos, a obra retrata a fundação da Agefa, em 2008, mantenedora da Efasc, e todo o processo de implementação da escola comunitária em Santa Cruz do Sul, em 2009, até a formação da primeira turma, em 2011.

O trabalho ainda passa por debates conceituais de educação do campo, pedagogia da alternância e desenvolvimento regional, tendo na educação o seu pilar principal para se pensar a região e sobretudo, a importância da agricultura familiar nessa discussão. A Efasc foi a primeira experiência de Ensino Médio Técnico em Agricultura/Agropecuária a ser implementado por meio da pedagogia da alternância no Sul do Brasil.

O lançamento se dará em um evento comemorativo aos 17 anos da Agefa e 16 anos da Efasc, reunindo famílias, monitores, estudantes, associação e parceiros da escola. João destaca que “trata-se de um momento histórico para a pedagogia da alternância no Rio Grande do Sul e principalmente para a história da Agefa/Efasc, documentada nesse trabalho, deixando para toda a nossa comunidade escolar e regional um registro dessa caminhada que já é referência no país, pela qualidade da formação dos seus estudantes e vem contribuindo com o desenvolvimento do Vale do Rio Pardo nesses quase 20 anos de existência”.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Encontro em Santa Cruz traz estímulo para despertar a liderança estudantil

Saiba mais

A Efasc foi fundada em 1º de março de 2009 e segue ativa, com mais de 140 estudantes na formação de técnicos em Agropecuária, via pedagogia da alternância. Ainda conta com mais de 400 egressos já formados pela escola, oriundos de 11 municípios do Vale do Rio Pardo e mais de 85 comunidades rurais da região.

A pedagogia da alternância nasceu na França em 1935 e chegou ao Brasil na década de 1960, no Espírito Santo. Por fim, se implementou no Sul do Brasil, na formação técnica em Agricultura de nível médio, em 2009, com a fundação da Efasc. Na pedagogia da alternância, os estudantes ficam uma semana na propriedade familiar e a outra semana na Escola, mediados por quase 20 instrumentos pedagógicos, que fazem o processo de ensino-aprendizagem acontecer ao longo de três anos de formação.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.