Antes da estreia do Avenida no Gauchão, diante do Grêmio no próximo sábado, 10, às 21 horas, no Estádio dos Eucaliptos, o técnico Gabriel Dutra fez um balanço da pré-temporada em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 7. O treinador explicou que não há atletas no departamento médico. O atacante Matheus Rodrigues havia sofrido uma lesão durante um dos treinamentos em gramado sintético, mas já está recuperado.
Dutra observou que a equipe demorou a engrenar no primeiro amistoso, diante do Sindicato dos Atletas. Foi a primeira movimentação em campo aberto. Apesar do domínio das ações, o placar foi de 1 a 1. Contra o Inter-SM, que terminou empatado em 0 a 0 na estreia da Copa L4, em Ijuí, o treinador acredita que o primeiro tempo foi de domínio avenidense, com um segundo tempo mais focado na transição. Já contra o Guarany de Bagé nos Eucaliptos, um novo empate em 1 a 1, Dutra apontou que a equipe não conseguiu ter a posse de bola como o esperado, mas aprovou a segurança defensiva. Para fechar, o Periquito foi derrotado pelo São Luiz por 2 a 1, na decisão da Copa L4. Dutra ressaltou que a equipe amadureceu no confronto
LEIA MAIS: Avenida terá semana de ajustes antes de estreia no Gauchão
Publicidade
Sem levar os resultados em consideração, Gabriel Dutra avaliou a pré-temporada de forma positiva, com uma nítida evolução do trabalho desenvolvido. “Testamos diversas situações e nos sentimos prontos para iniciar o campeonato. Vamos ter uma competição equilibrada, principalmente no quesito tático. As equipes são parecidas e de nível próximo. O que vai definir é o detalhe, o nível de concentração e a consciência do que precisa fazer em campo. A maioria dos treinadores tem uma linha moderna de trabalho e são muito estratégicos.”
Gabriel Dutra vai se apegar às suas convicções para extrair o melhor de cada atleta e elevar o desempenho coletivo. “Não gosto de uma equipe que joga somente por primeira e segunda bola. É a minha linha de trabalho. Ninguém dá balão. Cobro personalidade para jogar e entender cada momento da partida. Quem fica somente atrás, com uma postura defensiva, fatalmente será vazado em algum momento.”
LEIA MAIS: Dupla do Avenida fala sobre expectativa para a estreia no Gauchão
Publicidade
Sobre o Grêmio, adversário de estreia, Dutra espera que o técnico Luís Castro colocará os melhores atletas em nível físico e técnico em campo. “É um campeonato curto e equilibrado. Os grandes não podem vacilar. O Grêmio é favorito e precisamos fazer um jogo consciente. Entender cada momento do jogo. Estamos exercitando diversas formatações, para aprimorar o encaixe de marcação e para saber exatamente o que fazer quando tivermos a bola. Nosso elenco é versátil, com jogadores que podem fazer mais funções”, explicou.
Dutra está realizando atividades noos Eucaliptos para os atletas se acostumarem com as particularidades do gramado e as referências de posicionamento. A direção ainda está no mercado em busca de um atacante de velocidade. Sem revelar a estratégia e com base nos amistosos, a escalação do Avenida deve ter Rodrigo Mamá; Cristian Lessa, Zé Pedro, Jô e Vini Silva; Anderson Recife, Anderson Uchôa e Dionatan Machado; Wellisson, Xandy e Emerson Tucão. “Tenho uma ideia da estratégia e já temos simulado até as substituições que poderemos fazer durante a partida. Será uma equipe competitiva. Vai disputar cada centímetro. Assim equilibramos a diferença de qualidade e lastro físico de um clube como o Grêmio, que tem um investimento altíssimo”, concluiu.
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!