Uma iniciativa pedagógica elaborada em Santa Cruz será tema de uma palestra no Encontro Anual de Professores de Língua (Jahrestreffen Arpa), que ocorre nesta sexta-feira, 7, em Ivoti. A diretora da Auf gut Deutsch, Jaqueline Bender, apresentará aos educadores a 1ª Gincana de Alemão.
A iniciativa envolveu cerca de 100 crianças e adolescentes que estudam o idioma em Santa Cruz do Sul. Elas participaram de 21 tarefas, que iniciaram em outubro e ocorreram nos meses seguintes. Além de estimular a propagação e o apreço pelo idioma, teve como objetivo a preservação da cultura alemã no Brasil.
RELEMBRE: FOTOS: Gincana de Alemão promove dia de campo para homenagear os imigrantes
Publicidade
Em uma delas, visitaram pontos turísticos selecionados para mostrar o legado dos imigrantes, como o Parque da Cruz, o Lago Prefeito Telmo Kirst, o Monumento do Imigrante e o Museu do Colégio Mauá. Já o encerramento ocorreu no sítio Herança Nativa, localizado em Lima Brandão, interior de Rio Pardo. Lá, os estudantes foram divididos em sete equipes e executaram diferentes tarefas que desafiaram o conhecimento no idioma.
A atividade chamou a atenção da Associação Rio Grandense de Professores de Língua Alemã (Arpa), que convidou a educadora santa-cruzense a participar do evento. O intuito é estimular a realização da gincana em outros municípios. “Será um impulso para os demais professores do Encontro, visando a propagação deste trabalho tão significativo para o idioma alemão”, destacou Jaqueline.
LEIA TAMBÉM: Língua alemã segue muito viva no interior
Publicidade
Neste ano, o encontro ocorre Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã (Iflpa). De acordo com a diretora da Auf gut Deutsch, ele é reconhecido pelo Ministério de Educação (MEC) como o melhor curso de graduação do idioma no Brasil, e formou educadores que atuam em Santa Cruz. O tema é “Idioma alemão e a História. Vivenciar a diversidade e aplicar praticando” (“Deutsche Sprache und Geschichte: vielfältig erleben, praktisch anwenden”).
Publicidade