Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CULTURA

Gincana de Alemão será tema de encontro de professores em Ivoti

Última etapa da iniciativa mobilizou 100 alunos de diferentes escolas do município em atividades no interior de Rio Pardo

Última etapa da iniciativa mobilizou 100 alunos de diferentes escolas do município em atividades no interior de Rio Pardo

Uma iniciativa pedagógica elaborada em Santa Cruz será tema de uma palestra no Encontro Anual de Professores de Língua (Jahrestreffen Arpa), que ocorre nesta sexta-feira, 7, em Ivoti. A diretora da Auf gut Deutsch, Jaqueline Bender, apresentará aos educadores a 1ª Gincana de Alemão. 

A iniciativa envolveu cerca de 100 crianças e adolescentes que estudam o idioma em Santa Cruz do Sul. Elas participaram de 21 tarefas, que iniciaram em outubro e ocorreram nos meses seguintes. Além de estimular a propagação e o apreço pelo idioma, teve como objetivo a preservação da cultura alemã no Brasil. 

RELEMBRE: FOTOS: Gincana de Alemão promove dia de campo para homenagear os imigrantes

Publicidade

Em uma delas, visitaram pontos turísticos selecionados para mostrar o legado dos imigrantes, como o Parque da Cruz, o Lago Prefeito Telmo Kirst, o Monumento do Imigrante e o Museu do Colégio Mauá. Já o encerramento ocorreu no sítio Herança Nativa, localizado em Lima Brandão, interior de Rio Pardo. Lá, os estudantes foram divididos em sete equipes e executaram diferentes tarefas que desafiaram o conhecimento no idioma.

A atividade chamou a atenção da Associação Rio Grandense de Professores de Língua Alemã (Arpa), que convidou a educadora santa-cruzense a participar do evento. O intuito é estimular a realização da gincana em outros municípios. “Será um impulso para os demais professores do Encontro, visando a propagação deste trabalho tão significativo para o idioma alemão”, destacou Jaqueline. 

LEIA TAMBÉM: Língua alemã segue muito viva no interior

Publicidade

Neste ano, o encontro ocorre Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã (Iflpa). De acordo com a diretora da Auf gut Deutsch, ele é reconhecido pelo Ministério de Educação (MEC) como o melhor curso de graduação do idioma no Brasil, e formou educadores que atuam em Santa Cruz. O tema é “Idioma alemão e a História. Vivenciar a diversidade e aplicar praticando” (“Deutsche Sprache und Geschichte: vielfältig erleben, praktisch anwenden”).

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.