Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

APRENDIZADO

Gincana em Santa Cruz valoriza a língua alemã e a sustentabilidade

Foto: Rodrigo Assmann

Participantes realizaram diversas atividades, como a criação de placas escritas em alemão

Após quase dois meses de atividades, encerrou-se nessa quinta-feira, 11, a Gincana da Língua Alemã, organizada pela escola Auf gut Deutsch em Santa Cruz do Sul. A etapa final reuniu os participantes no Balneário Storch, em Monte Alverne, para o chamado Circuito Alemão.

Dividida em sete estações, a atividade exigiu habilidades intelectuais e manuais dos alunos, como pintura, desenho, plantio e preparo de alimentos. Nesta edição, a gincana teve como tema Saat für die Zukunft, que em tradução para o português significa Semear para o futuro.

LEIA TAMBÉM: Vera Cruz terá o maior complexo comercial da região dos vales do Rio Pardo e Taquari

Publicidade

A diretora da escola Auf gut Deutsch, Jaqueline Bender, explicou que as estações foram preparadas com base na sustentabilidade e no idioma alemão. Ela ressaltou também a importância da iniciativa para estudantes e professores, que se empenharam para concluir as 21 atividades propostas pela gincana. “Percebemos uma integração significativa nas escolas.”

Representando a Secretaria Municipal da Educação, parceira da gincana, a coordenadora do departamento pedagógico, Eliane Schmidt, se disse contente pelo envolvimento dos alunos. “Embora o tema central tenha sido a sustentabilidade, eles puderam se envolver em diversas outras questões culturais da língua alemã”, comentou. Segundo ela, a secretaria faz questão de apoiar ações como essa, que envolvem estudantes e educadores. 

LEIA TAMBÉM: Maratona de inovação reúne funcionários do Hospital Santa Cruz

Publicidade

Envolvimento escolar

Os participantes se envolveram em diversas ações durante os quase dois meses de gincana. Emanuelle Luise Martin, de 10 anos, da Escola Municipal Christiano Smidt, de Rio Pardinho, contou que sua tarefa favorita foi uma entrevista que realizou com seu avô. “Ele me contou sobre como eram as coisas antigamente no lugar onde moravam. Achei bem legal”, comentou.

Participando pela segunda vez da gincana, Natan Leopoldo Bender, 13, estudante da Escola Municipal Félix Hoppe, disse gostar muito da iniciativa. Sua atividade preferida é o plantio, visto que já desenvolve essa atividade no interior do município, onde reside. “Achei muito legal a questão da sustentabilidade, porque você pode plantar e reutilizar coisas. Muito interessante.”

LEIA TAMBÉM: Mais de 4,5 mil estudantes irão participar do Viva Unisc na próxima quinta-feira

Publicidade

A diretora da Escola Municipal Cardeal Leme, Juliana Behling, frisou a importância da participação dos alunos na gincana da qual a instituição faz parte desde o ano passado. Segundo ela, a proposta desperta o engajamento dos por fugir da rotina de sala de aula e valorizar a cultura germânica. Neste ano, o tema sustentabilidade dialogou com práticas já desenvolvidas pela escola.

Três equipes sairão vencedoras da competição. A premiação surpresa será entregue no dia 27 de setembro, durante o baile em comemoração ao jubileu dos 20 anos da Escola Auf gut Deutsch e aos 147 anos de fundação do Município. Os prêmios serão entregues pelo prefeito Sérgio Moraes e pelo cônsul da Alemanha no Brasil. A segunda Gincana da Língua Alemã é uma realização da Escola de Língua Alemã Auf gut Deutsch, em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria de Educação.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.