Uma gincana mobiliza a comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Assmann, do Bairro Belvedere, em Santa Cruz do Sul. Desenvolvida desde setembro, com previsão de término no próximo dia 8, a programação tem a participação dos cerca de 130 alunos do pré ao 9º ano.
Datas e momentos comemorativos pautam as tarefas, como Semana Farroupilha, Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Dia do Professor e Dia da Criança. Também há ações de cunho social, como a doação de mantimentos e itens de higiene a serem repassados à Associação de Auxílio aos Necessitados e Idosos de Santa Cruz do Sul (Asan).
VEJA TAMBÉM: FOTOS: Procissão das Criaturas leva milhares de pessoas ao Centro de Santa Cruz
Publicidade
São 11 tarefas no total, entre desafios que envolvem atividades físicas, artísticas e lúdicas e de raciocínio e convivência. O auxiliar de disciplina da escola, Paulo Renato Garcia, salienta que a gincana oferece temas que instigam a formação humana, pois a formação escolar os alunos já têm nas salas de aula. Com a atividade, segundo ele, é possível analisar diversos pontos. Por exemplo, como lidam com os desafios e como se organizam. “Também se instiga o trabalho em grupo. Uns apresentam mais dificuldades de delegar funções, outros já se mostram mais líderes. Está sendo um aprendizado bem grande para eles”, afirma.

Garcia aponta que os resultados são positivos: eles já estão com comportamentos diferentes, tratando melhor uns aos outros, com mais respeito e atenção às regras. Acrescenta que a iniciativa integra toda a comunidade escolar – há envolvimento dos pais e professores. Evelise Assmann, professora de Português/Inglês e uma das idealizadoras da gincana, frisa que o objetivo tem sido alcançado.
LEIA TAMBÉM: Defensoria de Vera Cruz abre seleção para processo seletivo de estudantes de pós-graduação em Direito
Publicidade
“Percebemos que eles estão se desafiando, como nas apresentações artísticas, onde descobrimos talentos. Desenvolvem coragem e autoconfiança e a importância de não desistir diante das dificuldades.” Conforme ela, há preocupação de que as atividades sejam realmente importantes para o desenvolvimento dos alunos também como cidadãos.
Saiba mais
Halloween – Na sexta-feira, 31, uma atividade especial foi realizada com os alunos do turno da manhã. Para celebrar a passagem do Halloween, tradição americana e cada vez mais difundida no mundo, a 11ª tarefa foi composta por quatro desafios: um desfile de fantasias, o monstro do terror, a risada mais assustadora e o mentor aloprado. A professora Evelise Assmann aproveitou para relembrar a tradição da festividade. “O Halloween surgiu com o povo celta, que realizava um festival da colheita. Depois outras tradições foram sendo agregadas, como a do uso de fantasias e máscaras, que serviriam para espantar maus espíritos no dia 31.”
Festa – As atividades culminarão com as apresentações das equipes na festa de aniversário da escola, no próximo dia 8, a partir das 14 horas. Na ocasião, será conhecida a equipe vencedora da gincana. O colégio completou 37 anos em 16 de outubro.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade