Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

APOIO NO FRIO

Golas de lã confeccionadas em escola beneficiam alunos

Professoras, serventes e funcionárias usam intervalo para produzir peças que serão utilizadas por estudantes da pré-escola ao 5o ano

Com a chegada dos dias mais frios, percebendo que muitos alunos necessitavam de proteção maior para enfrentá-los, a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Frederico Assmann teve uma ideia. Teresinha Arlete Moraes propôs aos colegas otimizar o tempo de intervalo do almoço em uma ação de solidariedade.

A diretora, que tinha restos de lã em desuso em casa, convidou os colegas para produzirem acessórios. Inicialmente pensou em mantas mas, a partir da sugestão da vice-diretora, optou por golas de lã, por serem mais práticas e também pela maior eficácia na proteção das crianças. “É uma ação de todos. Serventes, professoras e funcionárias se uniram à causa. É uma forma de enxergar o aluno fora da escola e atender às suas necessidades”, ressalta a vice Aline Andreolli.

LEIA TAMBÉM: Ação solidária do Colégio Mauá repassa 1,4 mil pares de calçados à Campanha do Agasalho

Publicidade

O tempo de intervalo do almoço, das 11h30 às 13 horas, se transformou em solidariedade. Assim, o trabalho, que iniciou há duas semanas, já apresenta resultados. Os contemplados são os alunos da pré-escola até o 5º ano. O material utilizado para a produção das golas de lã é fornecido pelos próprios funcionários da instituição de ensino. “Todos abraçaram a ideia. Quem não sabe fazer tricô contribui com a lã”, comemora a diretora.

A escola, que tem 146 alunos, está em constante movimento com a comunidade por meio de ações sociais. Por conhecer a realidade do Bairro Belvedere, onde ela está localizada, os funcionários realizam e coordenam campanhas de arrecadação de alimentos, calçados e agasalhos.

Para Vera Rodrigues, servente da Emef Frederico Assmann, é gratificante poder ajudar quem realmente precisa. “É uma alegria poder aquecer as crianças com as golas de lã que produzimos a partir de materiais que temos em casa e estão sobrando.” A professora de Matemática Rosane Worm entende que a ação vai muito além da simples produção das peças. “Junto com o tricô colocamos amor e carinho nas ‘golinhas’ que produzimos. A partir delas, transmitimos o cuidado que os nossos alunos merecem. Não é somente uma doação, é um item que aquece o nosso coração e o deles com muito amor.”

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Campanha do Agasalho arrecada mais de 65 mil peças de roupas em Santa Cruz

As 20 golas de lã confeccionadas até o momento foram entregues ontem e a campanha vai prosseguir. “As lãs que sobram em nossas casas têm grande utilidade para aqueles que estão passando frio. A ação vai continuar enquanto houver alunos com necessidade. É uma maneira responsável e concreta de contribuir com a comunidade escolar, que vai além do papel educacional e de formação que a instituição de ensino possui.”

Com a proximidade do inverno, a ideia da equipe de tricoteiras é angariar doações de novelos de lã com a parceria de lojas especializadas. O objetivo é produzir ainda mais acessórios.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.