A abertura do Dia Nacional de Mobilização da Campanha de Vacinação contra a Gripe, na manhã deste sábado, 9, na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, foi marcada pelo incentivo à imunização e uma homenagem ao Dia das Mães, comemorado neste domingo. Para assinalar o Dia D, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, vacinou Angela Charrua, que representou triplamente os grupos prioritários da campanha: indígena, gestante e agente de Saúde. Por sua vez, o secretário da Saúde do Estado, João Gabbardo do Reis, aplicou a vacina no ministro, que, como profissional de saúde, integra um dos grupos prioritários. O ato foi prestigiado pelo governador José Ivo Sartori.
Chioro falou que sua presença hoje no Dia D no Rio Grande do Sul é o reconhecimento pela iniciativa do Estado que antecipou a imunização contra gripe em função das características climáticas. O ministro assegurou que não vão faltar vacinas e ressaltou que a logística, desde a compra até a aplicação, conta com a participação das esferas federal, estadual e municipal.
O secretário Gabbardo agradeceu a decisão do ministro em prestigiar o Dia D no Rio Grande do Sul. Informou que o Estado já imunizou, na primeira semana, um terço da população-alvo de cerca de 3,5 milhões de pessoas. Gabbardo agradeceu ainda ao empenho dos 497 secretários municipais de Saúde e dos funcionários das Unidades Básicas de Saúde. Destacou também a importância da vacinação em gestantes, que além de imunizar a mãe, assegura proteção aos bebês nos seis primeiros meses de vida.
Publicidade
Também estiverem presentes na abertura a secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, o vice-prefeito da Capital, Sebastião Melo, o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Marcelo Bósio, a representante do Conselho Municipal da Saúde de Porto Alegre, Djanira Correa, a cacique Acuab Charrua, a superintendente do Grupo Hospitalar Conceição, Sandra Fagundes, e o secretário da Saúde da Capital, Fernando Ritter.
Publicidade