Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RIO GRANDE DO SUL

Governo do Estado contratará novas estações de monitoramento da qualidade do ar

Estação de monitoramento já havia sido instalada em Porto Alegre em novembro do ano passado | Foto: Cassiano Cavalheiro/Ascom Sema

O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), vinculada à Sema, avança na contratação de três novas estações que irão realizar a medição diária da qualidade do ar no Rio Grande do Sul. Foi autorizada na última semana, pelo Departamento de Planejamento (Dplan) e Subsecretaria da Administração Central de Licitações (Celic), a abertura do procedimento licitatório, via Edital Pregão Eletrônico (PE) 9115/2025, para a contratação do serviço. 

edital já está disponível. A data de abertura do pregão será no dia 13 de março, às 9 horas. Havendo um vencedor entre os interessados, é aberto prazo para recursos. Após a assinatura de contrato, a empresa terá até quatro meses para instalar e começar a operar nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria.

LEIA TAMBÉM: Empresa sediada no Gauten conquista premiação de empreendedorismo global

Publicidade

A ampliação da Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar faz parte das estratégias do Proclima2050 de adaptação, mitigação e resiliência às mudanças climáticas. O contrato com o serviço especializado de Monitoramento Automático da Qualidade do Ar para o fornecimento de dados prevê a duração de quatro anos. 

As novas estações vão produzir boletins diários dos poluentes atmosféricos ozônio, monóxido de carbono, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e material particulado (PI-2,5 e PI-10), além dos parâmetros meteorológicos temperatura, pressão, umidade relativa, radiação e velocidade e direção do vento. 

Além do projeto que prevê as três novas estações, também tramita na Fepam a contração de uma unidade móvel de monitoramento de qualidade do ar, que poderá ser deslocada para diferentes pontos do Estado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Campanha da Fraternidade 2025 será lançada nesta quarta-feira

Rede Ar do Sul

A Fepam, órgão licenciador vinculado à Sema, mantém a Rede Automática de Monitoramento da Qualidade do Ar (Rede Ar do Sul), atualmente composta por nove estações em operação no Estado, em regiões com intensa operação industrial. 

Integram a rede duas estações da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas e Esteio; uma estação da General Motors do Brasil (GM), em Gravataí; uma estação da CMPC Celulose Riograndense, em Guaíba; uma estação da Braskem, em Triunfo; três estações da Âmbar Energia em Candiota; e uma estação temporária em Porto Alegre, que começou a operar em novembro de 2024 no bairro Menino Deus.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.