Com prejuízo de mais de R$ 3 milhões, o município de Gramado Xavier está em situação de emergência devido à escassez de chuvas. A assinatura do decreto pelo prefeito José Marcelo Laufer ocorreu ainda no final de fevereiro após reunião no centro administrativo com a participação do vice-prefeito Airton Berté e representantes da Coordenadoria Regionais de Proteção e Defesa Civil (Crepedec) de Lajeado, Defesa Civil municipal, Emater/RS-Ascar, instituições bancárias, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e produtores rurais.
LEIA TAMBÉM: Municípios da região receberão ambulâncias do governo federal
Laudo da Emater do município aponta que a cultura da soja ocupa a maior área no município, com 4.950 hectares, com uma perda estimada de 9,09%. Além dos prejuízos com agricultura, há também os problemas públicos, com o atendimento de 40 famílias em várias localidades da zona rural no abastecimento de água potável, com tanque aéreo de 3 mil litros, colocado sobre um caminhão caçamba, desde o dia 20 de dezembro de 2024. No total já houve a distribuição de 690 mil litros de água potável, conforme explica o coordenador municipal da Defesa Civil, Edson Müller
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade