Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Gauchão 2015

Grêmio bate o Novo Hamburgo nos pênaltis e enfrenta o Juventude na semifinal do Gauchão

O Grêmio enfrentou o Novo Hamburgo nesta quinta-feira, 9, na Arena, pelas quartas de final do Campeonato Gaúcho. Com altas doses de sofrimento, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari se classificou para a semifinal nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal. Fred marcou de falta aos 28 minutos do primeiro tempo e Pedro Geromel empatou de cabeça aos 24 minutos do segundo tempo. Nas penalidades,  

Na semifinal, o Grêmio enfrenta o Juventude. No sábado ou domingo, 11 ou 12, o jogo será no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. A volta, na Arena, acontece na quarta ou quinta-feira, 15 ou 16. No duelo das quartas de final, o Juventude venceu o Ypiranga por 2 a 0 nesta quinta-feira, 9, em Erechim. Wallacer marcou aos 10 minutos do primeiro tempo e aos 11 do segundo.

O Grêmio chegava para o confronto decisivo com uma sequência de 10 jogos sem derrota na competição. O clube, que acompanhou o drama vivido pelo rival no dia anterior, não queria repetir a cena e entrava em campo disposto a resolver o duelo ainda no tempo normal. Em recuperação de uma lesão muscular na coxa direita, Cristian Rodríguez até treinou com bola durante a semana, mas ficou fora da lista de relacionados para a partida. Felipão manteria o esquema 4-2-3-1 dos últimos jogos. A escalação foi liberado somente minutos antes da bola rolar. O empate em 1 a 1 com o São José na última rodada da primeira fase serviu de alerta. No vestiário, a palavra cautela passou a ser ressaltada.
 

Publicidade

Grêmio sofreu gol de falta e precisou correr atrás do empate
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Novo Hamburgo, que obteve a classificação com um gol aos 47 minutos do segundo tempo contra o Caxias, apostava na experiência dos veteranos Magrão e Bolívar como trunfos. Eles teriam a missão de compensar a falta dos atacantes Márcio e Leandrão, suspensos pelo terceiro cartão amarelo. A alcunha de “Galáticos do Vale” não chegou a ser justificada pela campanha irregular na primeira fase. Mas com o treinador Roger Machado, que conhece muito bem o adversário, a equipe esperava surpreender. Felipão e o ex-lateral foram campeões da Libertadores, da Copa do Brasil, da Recopa Sul-Americana, e do Campeonato Brasileiro, além de terem conquistado dois títulos gaúchos pelo Grêmio. Seria o terceiro encontro no ano. Em Gramado, durante um jogo-treino, empate em 2 a 2. No Estádio do Vale, pela 13ª rodada da fase de classificação, vitória gremista por 1 a 0 com gol de Ramiro.

Publicidade

Velocidade e demonstrações de vontade foram a tônica dos primeiros instantes na Arena. Muitas disputas de bola e jogadas verticais, com objetividade. A primeira chance foi do Grêmio aos três minutos. Maicon tabelou com Matías Rodríguez na direita e foi até a linha de fundo. O cruzamento rasteiro foi completado na pequena área por Douglas, que mandou a bola à esquerda de Rafael. Aos quatro, Luan bateu escanteio na direita e Rhodolfo subiu na área para cabecear. A bola saiu acima do travessão. O Grêmio voltou a ameaçar aos nove. Luan lançou Douglas, que dominou no peito pela meia esquerda e avançou até a grande área. O chute de canhota saiu forte, mas com muita altura. A bola balançou a rede aos 13, mas não valeu. Matías Rodríguez recebeu na área e bateu cruzado. Braian Rodríguez surgiu nas costas da defesa e completou na pequena área. O uruguaio estava em posição irregular. A intensidade do Grêmio era mantida, com marcação no campo de ataque e troca de passes com rapidez.
 

Marcelo Grohe foi responsável por duas defesas na decisão por pênaltis
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Publicidade

Aos 27 minutos, Luan errou o passe e Dê conseguiu dominar para partir com velocidade. Ele foi parado com falta somente na intermediária por Maicon. Na cobrança, a primeira conclusão do Novo Hamburgo na partida, Fred foi perfeito e colocou a bola no canto direito de Marcelo Grohe em batida de perna direita. Para se classificar, o Grêmio teria que reverter a desvantagem. Precisaria mostrar poder de reação. Nos minutos posteriores ao gol, não foi o que aconteceu. Os jogadores estavam nervosos, reclamando da arbitragem e cometendo erros de passe e marcação. Postura bem diferente do início da partida, em que a equipe dominava as ações. O revés desestabilizou o Grêmio e a torcida passou a chiar nos menores equívocos. Aos 38, Giuliano recebeu de Luan, dominou no meio e arriscou o chute. Rasteiro e sem força, fez a bola sair à direita de Rafael. Foi uma jogada isolada. O Novo Hamburgo quase ampliou aos 42. Dê dominou na meia esquerda, driblou Pedro Geromel e já na área, bateu de perna direita em direção ao ângulo esquerdo. A bola passou muito próximo. E tinha mais. Aos 43, Thiago Humberto encontrou espaço na intermediária e arriscou o chute. Marcelo Grohe precisou saltar e tocar com a ponta dos dedos por segurança. O time foi vaiado pela torcida na saída para os vestiários. Seriam pouco mais de 45 minutos com clima de tensão na etapa final.

Felipão resolveu fazer alterações no retorno ao gramado para o segundo tempo. Fellipe Bastos entrou na vaga de Matías Rodríguez e Ramiro foi deslocado para a lateral direita. No ataque, Yuri Mamute ingressou na vaga do uruguaio Braian Rodríguez. O Grêmio iniciou a pressão na busca pelo empate, mas tentava produzir as ações de forma organizada. Um contra-ataque poderia ser mortal nas circunstâncias da partida. Para contribuir na retenção de bola no ataque, Luís Mário entrou na vaga de Beto Cachoeira aos 10 minutos. A oportunidade mais acentuada aconteceu aos 13. Yuri Mamute foi derrubado por César Lucena na meia esquerda. Douglas colocou a bola na área e a zaga afastou. Yuri Mamute ficou com a sobra e acionou Luan. Com espaço, o meia finalizou e Rafael caiu no canto direito para defender. Em uma tentativa de acentuar o poder ofensivo, Everton entrou na vaga de Giuliano aos 17. Aos 21, lance polêmico na área. Fred tentou afastar cruzamento e a bola tocou no braço de Dê. O árbitro mandou seguir. Aos 24, o Grêmio chegou ao gol de empate. Yuri Mamute sofreu falta na meia esquerda, cometida por Bolívar. Douglas alçou na área e Pedro Geromel testou firme no canto direito de Rafael para trazer alívio. Aos 26, Yuri Mamute foi derrubado por William Schuster na área. Pênalti assinalado por Anderson Daronco. Douglas cobrou na trave direita e desperdiçou a brecha para a virada. O atacante Yuri Mamute foi derrubado em jogada no meio-campo aos 32 por César Lucena, que recebeu o cartão vermelho. o Grêmio teria a vantagem numérica a favor.
 

Publicidade

Pedro Geromel marcou o gol de empate para o Grêmio no segundo tempo
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Na marca dos 35, Paulinho cobrou falta da esquerda, Rhodolfo furou e Lucas Crispim cabeceou por cima. Aos 36, o Grêmio voltou a levar perigo. Yuri Mamute e Luan combinaram passes na intermediária e a bola ficou com Everton. Ele bateu de direita em direção ao canto esquerdo. Rafael saltou e mandou para escanteio. Aos 39, Douglas fez fila na entrada da área e foi derrubado por Dê. Douglas calibrou a canhota e acertou no trave esquerda. Na marca dos 43, Douglas recebeu com liberdade e deu um tapa de esquerda para deslocar o goleiro. Bolívar apareceu na pequena área para desviar de cabeça e evitar o gol da eliminação. No escanteio cobrado por Douglas da direita, a bola sobra para Yuri Mamute, que bate por cima. Aos 47, Luan cruzou da direita e Rhodolfo cabeceou. A bola explodiu na trave direita, bateu no goleiro Rafael e saiu. Enquanto o Novo Hamburgo tentava segurar o resultado, o Grêmio insistia na busca pelo gol salvador. Aos 49, Yuri Mamute foi lançado por Doulgas e desarmado por Paulinho na área. Luan pegou o rebote e bateu fraco, para a defesa de Rafael.

Nas cobranças de pênalti, Maicon abriu a série e marcou com uma batida no canto direito. Magrão beijou a bola e acertou o ângulo esquerdo. Fellipe Bastos bateu no ângulo direito e marcou. Fred bateu firme e colocou no canto direito, com direito a toque no travessão. Luan bateu no canto esquerdo, sem chances para Rafael. Thiago Humberto deslocou Grohe com cobrança no canto direito. Everton chutou no canto esquerdo e Rafael defendeu. Luís Mário cobrou no canto direito e fez. Douglas bateu no canto esquerdo e anotou. Paulinho colocou no canto direito e Marcelo Grohe defendeu com o pé esquerdo. Marcelo Oliveira bateu no centro e converteu. Dê marcou ao bater no centro. Ramiro acertou no canto direito e deixou William Schuster na responsabilidade. Ele bateu no canto esquerdo e Marcelo Grohe defendeu com a mão direita. O goleiro foi o nome da noite com duas defesas na série.

Publicidade

FICHA TÉCNICA
GAUCHÃO 2015 – QUARTAS DE FINAL
GRÊMIO (6) 1 x 1 (5) NOVO HAMBURGO

Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre
Data: 09/04/2015
Horário: 19h30
Árbitro: Anderson Daronco
Assistentes: Júlio César Rodrigues dos Santos e Antônio Lima Albornoz
Cartões amarelos: Douglas (Grêmio); Beto Cachoeira, Magrão, César Lucena, Bolívar e William Schuster (Novo Hamburgo)
Cartão vermelho: César Lucena (Novo Hamburgo)
Gols: Fred (Novo Hamburgo) – 28min/1º e Pedro Geromel (Grêmio) – 24min/2º
Pênaltis: Maicon, Fellipe Bastos, Luan, Douglas, Marcelo Oliveira e Ramiro converteram. Everton desperdiçou (Grêmio); Magrão, Fred, Thiago Humberto, Luís Mário e Dê converteram. Paulinho e William Schuster desperdiçaram (Novo Hamburgo)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez (Fellipe Bastos), Pedro Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Ramiro, Maicon, Giuliano (Everton), Douglas e Luan; Braian Rodríguez (Yuri Mamute)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

NOVO HAMBURGO: Rafael; César Lucena, Bolívar, Fred e Paulinho; Dê, Magrão, Lucas Crispim e Thiago Humberto; William Schuster e Beto Cachoeira
Técnico: Roger Machado

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.