O Grêmio enfrentou o Coritiba neste sábado, 16, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. Com uma atuação decepcionante, o Grêmio foi derrotado pelo time paranaense por 2 a 0, com gol de Thiago Galhardo aos 24 minutos e Erazo – contra – aos 34 minutos do primeiro tempo.
Com um ponto, o Grêmio está na 15ª posição. O Coritiba chegou a três pontos e ocupa a 4ª posição. A classificação é provisória, já que a rodada termina no domingo, com sete jogos. Na próxima rodada, o Grêmio recebe o Figueirense no sábado, 23, às 21 horas, na Arena em Porto Alegre. O Coritiba enfrenta o Sport na Ilha do Retiro, em Recife, no domingo, 24, às 18h30.
O Grêmio atuou na quarta-feira pela Copa do Brasil em Maceió, e seguiu direto para Curitiba, onde realizou os últimos treinamentos antes da partida, no CT do Atlético-PR. A estreia no Brasileirão deixou a desejar. Na primeira partida às 11 horas de domingo, a equipe fez um ótimo primeiro tempo na Arena e perdeu rendimento na segunda etapa, quando permitiu o empate em 3 a 3 da Ponte Preta.
Publicidade
Para voltar de Curitiba com a vitória, Felipão manteve o esquema no 4-4-2, de boa performance na vitória sobre o CRB. Yuri Mamute, fora da lista final para o Mundial sub-20, estaria à disposição no banco. O garoto Pedro Rocha receberia mais uma chance. As dores no pé direito de Luan cessaram e o jogador estaria em campo. O zagueiro Pedro Geromel não participou do último treino, mas foi confirmado entre os titulares. Quem virou desfalque de última hora foi Rhodolfo, com dores musculares. O equatoriano Erazo foi escalado. O retrospecto contra o rival não era bom. Na era dos pontos corridos foram 16 jogos, sendo oito vitórias do Coxa, cinco vitórias do Tricolor e três empates. A última vitória gremista sobre o Coritiba foi no já distante 10 de julho de 2011, quando o Grêmio superou o adversário por 2 a 0 no Olímpico.
O técnico Marquinhos Santos teria desfalques importantes. O lateral-esquerdo Carlinhos e o zagueiro Luccas Claro estão em tratamento de lesões e ainda não tem previsão de retorno. Os substitutos seriam Ivan e Welinton, respectivamente. O atacante reserva Wellington Paulista também não estaria à disposição por lesão. Uma alteração por questões técnicas seria a saída de Negueba da equipe. Rosinei assumiria a função. Na última quarta-feira, o Coritiba se classificou à terceira fase na Copa do Brasil ao vencer a disputa por pênaltis contra o Fortaleza.
O Coritiba iniciou com mais posse de bola e presença ofensiva. A primeira boa oportunidade surgiu aos sete minutos. Norberto cruzou da direita e Rafhael Lucas desviou de cabeça na grande área. A bola passou rente à trave direita de Marcelo Grohe. Aos 15 minutos, Luan foi derrubado por Leandro Almeida pela esquerda. Júnior alçou na área e Walace cabeceou por cima. O Grêmio equilibrou as ações, mas as duas equipes eram tímidas e as bolas paradas eram as principais iniciativas. Aos 17, Marcelo Oliveira derrubou Ruy na entrada da área. Ivan cobrou a falta e bateu longe do gol. Aos 25, o Coritiba puxou contra-ataque a partir da velocidade de Ruy, que conduziu a bola pelo meio e arrematou da intermediária. A bola passou à direita, sem perigo para Grohe. O Coritiba aproveitou um desarme de Marcelo Oliveira para chegar ao gol aos 27 minutos. Ruy tabelou com Ivan na esquerda e cruzou para a área. Thiago Galhardo a “furada” dos zagueiros para completar com o pé direito, sem chance para Marcelo Grohe. A resposta do Grêmio aconteceu aos 29. Pedro Rocha recebeu de Maicon na linha de fundo e cruzou rasteiro. A bola passou pela marcação e Júnior concluiu em cima de Ivan.
Publicidade
Felipão não esperou o intervalo para fazer a primeira alteração. Colocou o atacante Yuri Mamute na partida na vaga de Júnior. Marcelo Oliveira foi deslocado para a lateral-esquerda. Em uma infelicidade do Grêmio, o Coritiba comemorou o segundo gol. Aos 34 minutos, Ruy acionou Rafhael Lucas, que dominou na entrada da área e bateu forte de canhota. Marcelo Grohe fez uma defesa milagrosa. Matías Rodríguez ficou com a bola e tentou afastar. Porém, o lateral acertou o zagueiro Erazo e a bola ganhou altura antes de parar no fundo da rede. Marcelo Grohe ainda tentou evitar que a bola entrasse no canto direito, mas não conseguiu. A primeira conclusão do Grêmio em direção ao gol saiu aos 42. Pedro Rocha carregou pelo meio até encontrar espaço e soltou a bomba de esquerda. Bruno espalmou para escanteio. O lance ocorrido aos 44 minutos pode ser definido como inacreditável. Maicon lançou em profundidade e deixou Giuliano cara a cara com o goleiro Bruno. Ao invés de concluir, preferiu o passe para Yuri Mamute. O atacante não esperava a assistência, mas dominou e conseguiu driblar Leandro Almeida antes de finalizar. Bruno se recuperou para fazer a defesa praticamente em cima da linha.
Coritiba foi eficiente e bateu o Grêmio em casa
Foto: Divulgação/Clube
Publicidade
O Grêmio demonstrou mais energia nos minutos iniciais da segunda etapa. Passou a permanecer mais tempo com a bola e tentando empurrar o Coritiba para o campo de defesa. A primeira chance surgiu aos seis minutos. Pedro Rocha disputou com a marcação pela direita da grande área e cruzou para o centro, onde Yuri Mamute conseguiu desviar. Bruno mostrou agilidade e espalmou. No minuto seguinte, foi a vez do Coritiba levar perigo. Thiago Galhardo passou pela marcação na esquerda e cruzou rasteiro. Marcelo Grohe espalmou e Marcelo Oliveira afastou a bola da pequena área. O Coritiba passou a ser melhor e aplicava velocidade quando mantinha a posse de bola. Aos 12 minutos, Pedro Geromel cometeu falta em Rafhael Lucas quase na linha da grande área pela esquerda. Ruy cobrou a falta, Matías Rodríguez desviou de cabeça e Marcelo Grohe evitou um novo gol contra ao defender no canto direito. Aos 16, Ruy conduziu pelo meio e soltou a bomba. A bola passou à direita. Felipão preparou a segunda alteração aos 18 minutos. Éverton ingressou na vaga de Pedro Rocha.
Aos 21, Yuri Mamute foi derrubado por Hélder na entrada da área pela direita. Luan cobrou rasteiro, no canto esquerdo, e o goleiro Bruno espalmou. O jogo era intenso, com os dois times dispostos em campo. O que faltava era efetividade, apesar do Coritiba oferecer mais perigo ao atacar. Aos 30 minutos, Felipão trocou Walace por Fellipe Bastos, na última alteração. Na marca dos 31, Giuliano recebeu de Matías Rodríguez no bico da área e rolou para o meio. Fellipe Bastos apareceu para finalizar. A bola passou à direita. Aos 32, Luan recebeu no bico da grande área pela esquerda e concluiu no canto esquerdo. Bruno se esticou para defender. No contra-ataque, Thiago Galhardo ganhou de Matías Rodríguez, avançou até passar por Erazo e arrematou. A bola desviou em Pedro Geromel e saiu pela linha de fundo. Aos 35, Negueba entrou na vaga de Rafhael Lucas. O Grêmio até tentou criar jogadas, mas não se livrava do bloqueio promovido pelos marcadores do Coxa. No final, derrota no Couto Pereira e apenas um ponto somado em seis disputados.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2015 – 2ª RODADA
CORITIBA 2 x 0 GRÊMIO
Publicidade
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 16 de maio de 2015, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Márcio Eustáquio S. Santiago (MG)
Cartões amarelos: Ruy e Noberto (Coritiba); Marcelo Oliveira, Maicon e Pedro Geromel (Grêmio)
Gols: Thiago Galhardo (Coritiba) – 27min/1º e Erazo [contra] (Coritiba) – 34min/1º
CORITIBA: Bruno; Norberto, Leandro Almeida, Welinton e Ivan; Hélder, Rosinei (Fabrício), João Paulo, Thiago Galhardo (Wallyson) e Ruy; Rafhael Lucas (Negueba)
Técnico: Marquinhos Santos
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Pedro Geromel, Erazo e Júnior (Yuri Mamute); Walace (Fellipe Bastos), Marcelo Oliveira, Maicon e Giuliano; Luan e Pedro Rocha (Éverton)
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Publicidade