O Grêmio empatou com o Botafogo em 1 a 1 nesta quarta-feira, 24, na Arena, em jogo atrasado da 16ª rodada do Brasileirão. O Tricolor soma 29 pontos e ocupa a 11ª posição, enquanto o Fogão tem 40 pontos e está na quinta colocação. No domingo, 28, o Grêmio enfrenta o Vitória na Arena, às 11 horas. O Botafogo terá o clássico contra o Fluminense no Maracanã, às 16 horas.
O Grêmio foi escalado com mudanças. Na zaga, Gustavo Martins e Kannemann formaram a dupla. Noriega e Dodi foram utilizados como dupla de marcação. A outra troca foi no ataque, com André Henrique. Arthur e Carlos Vinicius eram os principais desfalques. O Botafogo contou com retornos importantes como Alex Telles, Artur, Matheus Martins e Arthur Cabral. Outros jogadores protagonistas como Danilo, Savarino, Montoro, Nathan Fernandes e Chris Ramos eram baixas.
LEIA MAIS: Marcelo Marques volta a desistir de ser candidato a presidente do Grêmio
Publicidade
O Grêmio criou boa oportunidade aos seis minutos. Willian bateu escanteio da direita e Kannemann aproveitou a bola rasteira e concluiu de trivela com a canhota. Léo Linck se espichou no canto direito e salvou. Edenilson estava impedido no rebote. No minuto seguinte, Jeffinho deu um passe em profundidade e Matheus Martins saiu na cara do gol. Desequilibrado e pressionado por Kannemann, finalizou à direita sem perigo.
O Grêmio voltou a ameaçar aos 15 minutos. Marlon recebeu de Willian e alçou a bola da esquerda. Edenilson cabeceou e Léo Linck espalmou para salvar. Aos 25 minutos, Alex Telles voltou a sentir dores musculares e saiu para a entrada de Cuiabano, ambos ex-gremistas. Aos 35, Arthur Cabral cobrou falta da meia esquerda e Tiago Volpi saltou no canto direito para espalmar. Aos 37, Artur acionou Arthur Cabral, que bateu forte para o gol. Volpi espalmou no canto esquerdo. Aos 45, André Henrique recebeu na frente de Willian e bateu à esquerda da meta.
LEIA MAIS: Grêmio vence o Internacional no Gre-Nal 448
Publicidade
Para o segundo tempo, o Grêmio voltou com Alex Santana e Alysson nas vagas de Noriega e Pavon. O Grêmio desperdiçou uma chance preciosa para abrir o placar. Jeffinho perdeu a bola, André Henrique se enrolou e Dodi ficou com bola livre para finalizar. A conclusão saiu em cima do goleiro e Léo Linck espalmou. O Botafogo abriu o placar aos oito minutos com a lei do ex. Cuiabano recebeu às costas de Alysson, após lançamento de Marlon Freitas, e avançou livre na área para bater na saída de Tiago Volpi. Aos 11, Matheus Martins foi acionado da mesma forma, mas se atrapalhou no momento do arremate. Na marca dos 19, Mateo Ponte entrou na vaga de Jeffinho. O Grêmio pressionava e reforçou o setor ofensivo com Cristian Olivera na vaga de Edenilson aos 21. Na marca dos 25, Cristaldo entrou na vaga de Willian.
Aos 28, André Henrique deu um passe açucarado e Cristian Olivera ficou de frente para o gol, mas o chute saiu alto, sem direção. Na marca dos 32, a última aposta de Thiago Kosloski foi Jardiel, na vaga de André Henrique. Aos 40 minutos, o árbitro revisou lance de falta e assinalou pênalti para o Grêmio. Marlon cobrou e a bola tocou no braço direito de Matheus Martins. Tiago Volpi cobrou aos 45 minutos e converteu para igualar o placar. A cobrança foi no canto direito, oposto ao escolhido por Léo Linck. O Botafogo quase empatou. Kadir entrou no lugar de Artur aos 48, foi lançado por Cuiabano e carimbou a trave direita. Já aos 50, Marlon alçou na área, Alex Santana cabeceou e a bola raspou o travessão. No fim, ponto conquistado na Arena.
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Publicidade
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2025 – 16ª RODADA
GRÊMIO 1 x 1 BOTAFOGO
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 24/09/2025, quarta-feira
Horário: 19h30
Arbitragem: Lucas Paulo Torezin (PR), com Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Andrey Luiz de Freitas (PR)
VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP)
Cartões amarelos: Marcos Rocha (Grêmio); Marlon Freitas e Alexander Barboza (Botafogo)
Cartão vermelho: Kaio (Botafogo)
Gols: Cuiabano (Botafogo) – 8min/2º e Tiago Volpi – 45min/2º
GRÊMIO: Tiago Volpi; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Kannemann e Marlon; Erick Noriega (Alex Santana), Dodi, Edenilson (Cristian Olivera) e Willian (Cristaldo); Pavon (Alysson) e André Henrique (Jardiel)
Técnico: Thiago Kosloski (interino)
Publicidade
BOTAFOGO: Léo Linck; Vitinho, Kaio, Alexander Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Newton, Marlon Freitas e Jeffinho (Mateo Ponte); Artur (Kadir), Matheus Martins e Arthur Cabral
Técnico: Davide Ancelotti
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade