O Grêmio enfrentou o Atlético-PR nesta quarta-feira, 16, no Couto Pereira, em Curitiba, pela 26ª rodada do Brasileirão, e venceu por 2 a 1. Douglas e Luan marcaram para o Tricolor e Ewandro descontou para o Furacão. Na próxima rodada, o Grêmio enfrenta o Palmeiras, no sábado, 19, às 18h30, no Pacaembu. O Atlético-PR disputará o clássico contra o Coritiba no Couto Pereira, domingo, 20, às 18h30. Na classificação, o Grêmio segue em 3º com 48 pontos, enquanto o Atlético-PR ocupa a 9ª posição, com 38 pontos.
O Grêmio desejava voltar a vencer para encostar no Atlético-MG e se distanciar de concorrentes como São Paulo e Flamengo. A equipe acumulava um empate com o Corinthians e derrota em casa para o São Paulo das rodadas anteriores. Bressan retornava ao time após suspensão e Marcelo Grohe ao se recuperar de um torcicolo.
O Atlético-PR queria se reabilitar, após empates contra Joinville e Figueirense, além de derrota para o lanterna Vasco. A sequência ruim havia afastado a equipe das proximidades do G-4. O único desfalque da equipe seria o meia Nikão, suspenso. O técnico Milton Mendes alterou a escalação e deixara Kadu, Sidcley, Jadson e Ewandro no banco.
Publicidade
Dúvida por conta de um torcicolo, que já o havia deixado fora do jogo contra o São Paulo, no último domingo, o goleiro Marcelo Grohe fez um teste momentos antes e foi liberado para o jogo. Aos 2 minutos, Walter arriscou de longe, sem perigo. Com Maicon ausente ainda se recuperado de uma lesão na coxa esquerda, o Tricolor gaúcho encontrava dificuldades na saída de bola. Sem criação no meio-campo, os visitantes não conseguiam chegar sequer à área adversária.
Até os 15 minutos, nenhuma das equipes teve oportunidades claras. Porém, aos 20, o Tricolor quase abriu o placar. Pelo lado direito, Galhardo colocou na área e a bola passou na frente de Frickson Erazo, que todo atrapalhado, não conseguiu chegar a tempo de empurrar para o gol. O time paranaense era mais incisivo em campo e atacava muito pelo lado direito com Marcos Guilherme. Em uma das jogadas por esse setor, o camisa 10 cruzou e Hernani cabeceou alto, para fora.

Grêmio se reabilitou e voltou a vencer após duas rodadas
Foto: Gustavo Oliveira/Atlético-PR
Publicidade
Mesmo sem fazer um bom jogo, o Tricolor largou na frente com uma bela triangulação aos 32. Fernandinho tocou para Luan, que encontrou Douglas livre na área. Ele ficou cara a cara com Weverton e chutou sem chances para o arqueiro do Furacão – 1 a 0. O Atlético respondeu no minuto seguinte. Eduardo foi à linha de fundo pela direita e cruzou. Erazo tirou parcialmente e, no rebote, Hernani finalizou por cima da meta de Grohe. Aos 40, o camisa 1 gremista voltou a sentir dores no pescoço – o mesmo problema que o manteve como dúvida – e deu lugar a Tiago. Aos 50, Erazo por pouco não complica a vida do Tricolor. O camisa 33 foi cobrar falta na defesa, mas tocou na bola sem querer. Os jogadores de Grêmio e Atlético correram para disputa do lance, que não deu em nada.
No segundo tempo, o Grêmio precisou de apenas 2 minutos para liquidar a fatura. Giuliano achou Luan pela direita. Ele avançou em velocidade e arrematou no canto direito de Weverton – 2 a 0 para o Grêmio. O gol deu ainda mais tranquilidade para o Tricolor, que comandava as ações. Além de não sofrer riscos, a equipe de Roger Machado tentava aproveitar os contra-ataques.

Apesar da pressão exercida, o Atlético-PR não conseguiu evitar a derrota
Foto: Gustavo Oliveira/Atlético-PR
Publicidade
Aos 13, Walace deu para Giuliano, que escorou para o volante. O chute sai fraco, nas mãos de Weverton. Aos 20, Walter arriscou e a bola passa sobre o gol de Tiago. Com o resultado a favor, Roger fez novas substituições. Aos 27, trocou Douglas por Bobô. O Furacão diminuiu o prejuízo aos 33 minutos. Otávio fez grande jogada pelo meio e acionou Ewandro livre pela direita. O atacante finaliza de pé esquerdo e descontou – 2 a 1. Os minutos finais foram de pressão do Atlético, no entanto, o Grêmio se fechou bem na defesa e confirmou o triunfo.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2015 – 26ª RODADA
ATLÉTICO-PR 1 x 2 GRÊMIO
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba
Data: 16/09/2015
Horário: 21 horas
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Helcio Araujo Neves (PA) e Rosnei Hoffmann Scherer (SC)
Cartões amarelos: Otávio (Atlético-PR); Tiago e Edinho (Grêmio)
Gols: Douglas (Grêmio) – 32min/1º, Luan (Grêmio) – 2min/2º e Ewandro (Atlético-PR) – 33min/2º
Publicidade
ATLÉTICO-PR: Weverton; Eduardo, Vilches, Wellington e Roberto (Sidcley); Otávio, Deivid (Daniel Hernández), Hernani, Ytalo (Ewandro) e Marcos Guilherme; Walter
Técnico: Milton Mendes
GRÊMIO: Marcelo Grohe (Tiago); Rafael Galhardo (William Schuster), Bressan, Erazo e Marcelo Oliveira; Edinho, Walace, Giuliano e Douglas (Bobô); Luan e Fernandinho
Técnico: Roger Machado
Publicidade