O Grêmio enfrentou o São Paulo na Arena neste domingo, 13, pela 25ª rodada do Brasileirão e perdeu por 2 a 1. Pato e Rogério marcaram para o time paulista, enquanto Everton descontou. O público foi de 46.915, o maior de 2015. O Grêmio é o 3º colocado com 48 pontos, enquanto o São Paulo ocupa a 5ª posição, com 41 pontos. Na próxima rodada, o Grêmio enfrenta o Atlético-PR na Arena da Baixada, quarta-feira, 16, às 21 horas. O São Paulo recebe a Chapecoense no Morumbi, quinta-feira, 17, às 19h30.
O Grêmio sustentava oito jogos de invencibilidade na competição e desejava vencer para encostar no Atlético-MG na tabela. Apesar de não ter Pedro Geromel e Maicon à disposição, o técnico Roger Machado comemorava os retornos Erazo, Luan e Fernandinho. Com um torcicolo, o goleiro Marcelo Grohe seria desfalque.
O São Paulo tentava iniciar uma trajetória regular na competição. Nos últimos jogos, a equipe somou duas vitíorias, duas derrotas e um empate. O técnico Juan Carlos Osorio teria os retornos de Breno, Carlinhos, Lucão e Rodrigo Caio. Mas o time estaria bastante desfalcado, sem Rogério Ceni, Luis Fabiano, Luiz Eduardo, Hudson, Wilder Guisao, Denis e Alan Kardec.
Publicidade
A primeira jogada de perigo foi uma cobrança de falta, aos quatro minutos. Alexandre Pato bateu e a bola saiu à esquerda de Bruno Grassi. Aos 10, Pato recebeu na grande área pela esquerda, driblou Rafael Galhardo e finalizou. Bruno Grassi defendeu com segurança. Aos 17, Giuliano conduziu pela esquerda e finalizou sem direção. Em criatividade, as equipes deixavam a desejar. O duelo se concentrava em disputas no meio-campo, com forte marcação de ambos. Aos 23, a bola cruzou a área do São Paulo, mas Fernandinho e Rafael Galhardo não conseguiram concluir. Já na marca dos 28, Carlinhos arrematou de fora da área e Bruno Grassi espalmou no canto esquerdo.
Aos 33, Rafael Galhardo foi derrubado por Matheus Reis na entrada da área e Douglas cobrou a falta na barreira. Na sequência, o São Paulo saiu em contra-ataques com trocas de passes e Carlinhos ganhou da defesa na grande área para servir Alexandre Pato, que se livrou da marcação para bater no canto esquerdo, sem chance para Bruno Grassi. No minuto seguinte, Luan acionou Fernandinho, que tentou concluir e foi impedido por Renan Ribeiro com a mão esquerda. Aos 42, Luan girou na grande área e finalizou. Renan Ribeiro encaixou. Aos 48, Giuliano recebeu na área e arriscou o chute de canhota, mas Breno apareceu para interceptar.

Publicidade
Grêmio não mostrou inspiração e foi superado em casa pelo São Paulo
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
No segundo tempo, o Grêmio finalizou primeiro, aos cinco minutos. Renan Ribeiro defendeu a fraca finalização de Luan. Na sequência, Carlinhos cabeceou por cima após cobrança de escanteio. Aos oito, Ganso arriscou o chute e mandou longe do gol. Aos 12, Fernandinho caiu na entrada da área ao ser deslocado por Breno, mas a arbitragem não assinalou a falta. O Grêmio trocou Fernandinho por Bobô aos 13. Aos 14, Galhardo cobrou falta na barreira e no contra-ataque, Carlinhos conduziu e arrematou sem força para Bruno Grassi defender. Em arrancada pela esquerda, Bobô visualizou Douglas pelo centro, fez o passe e em seguida, Giuliano recebeu. A finalização rasteira foi defendida por Renan Ribeiro no canto esquerdo. Aos 16, Rogério entrou na vaga de Carlinhos. Aos 21, Breno saiu para a entrada de Wesley. Aos 22, Erazo neutralizou conclusão de Wesley pela esquerda.
Para tentar aumentar o poder ofensivo, Roger Machado colocou Everton na vaga de Douglas aos 30 minutos. Apesar do bom volume de ações, as finalizações contundentes eram raras. O Grêmio não era incisivo e o São Paulo se sentia confortável, ao não sofrer pressão. O time paulista desperdiçou a chance de ampliar o placar aos 32. Michel Bastos cruzou da esquerda para o meio da grande área, Wesley ajeitou e soltou a bomba por cima do gol. A última alteração do São Paulo aconteceu aos 35, com a saída de Michel Bastos para o ingresso de Reinaldo. No Grêmio, aos 38, o atacante Pedro Rocha substituiu Walace. Giuliano atuaria mais recuado e Luan centralizado no meio-campo. Aos 42, Bobô ganhou de Thiago Mendes, mas perdeu tempo e foi travado por Lucão. Aos 43, Galhardo foi até a linha de fundo, cruzou rasteiro e Bobô não alcançou. Aos 45, Rogério dominou na meia esquerda, passou por Edinho e Galhardo e colocou no canto esquerdo para ampliar o placar. Aos 47, Pedro Rocha cruzou da direita, Bobô errou e Everton apareceu para colocar no canto direito de Renan Ribeiro. Nos últimos minutos, o Grêmio não conseguiu o empate e acabou derrotado em casa.
Publicidade
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2015 – 25ª RODADA
GRÊMIO 1 x 2 SÃO PAULO
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 13/09/2015
Horário: 16 horas
Árbitro: Sandro Meira Ricci (SC)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil (SC) e Carlos Berkembrock (SC)
Cartões amarelos: Rafael Thyere, Walace e Edinho (Grêmio); Bruno, Matheus Reis e Michel Bastos (São Paulo)
Gols: Alexandre Pato (São Paulo) – 35min/1º, Rogério (São Paulo) – 45min/2º e Everton (Grêmio) – 47min/2º
GRÊMIO: Bruno Grassi; Rafael Galhardo, Rafael Thyere, Erazo e Marcelo Oliveira; Edinho, Walace (Pedro Rocha), Giuliano e Douglas (Everton); Fernandinho (Bobô) e Luan
Técnico: Roger Machado
Publicidade
SÃO PAULO: Renan Ribeiro; Rodrigo Caio, Lucão e Breno (Wesley); Thiago Mendes, Michel Bastos (Reinaldo), Paulo Henrique Ganso, Carlinhos (Rogério) e Matheus Reis; Alexandre Pato
Técnico: Juan Carlos Osorio