Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Assalto

Helicóptero utilizado na segurança da Copa em POA auxilia nas buscas por assaltantes

Foto: Divulgação/BM Santa Cruz do Sul



ATUALIZADO ÀS 16h05

Publicidade

O cerco capitaneado pelo Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Rio Pardo na região Centro-Serra ganhou atenção redobrada via terrestre na tarde deste domingo. A ação, que busca os assaltantes que atacaram agência bancária em Gramado Xavier, na última quinta-feira, e que atua ininterruptamente desde então, já fez avanços e ganhou reforço aéreo desde a madrugada.

Hoje à tarde, as abordagens à veículos que trafegam pela região foram intensificadas nos locais onde a Brigada Militar acredita que os criminosos estejam escondidos.

Qualquer informação sobre o paradeiro dos criminosos pode ser passado, de forma anônima, para o telefone da BM, o 190. Veja fotos atualizadas da ação na galeria de imagens no fim desta matéria.

Publicidade

PUBLICADO ÀS 12h28

O cerco está fechado. Segue intensa a busca pelos assaltantes que atacaram uma agência bancária em Gramado Xavier, na tarde da última quinta-feira, 3, na região Centro-Serra do Vale do Rio Pardo. A ação, que se iniciou logo após o ato criminoso, com cerca de 60 policiais militares e 16 viaturas de toda a área do 23º Batalhão de Polícia Militar, e recebeu reforço na sexta-feira, de 60 policiais militares e 8 viaturas do Batalhão de Operações Especiais (POE) de Santa Maria, permaneceu forte durante e sábado e ganhou um apoio que pode ser decisivo ainda nas primeiras horas deste domingo.

Desde cedo, um helicóptero Esquilo, que vinha sendo utilizado até a última terça-feira na segurança de Porto Alegre na Copa do Mundo, sobrevoa a área capturando imagens em alta resolução. “Estamos utilizando tecnologia de ponta e contando com um amplo efetivo para localizarmos e capturarmos esses assaltantes”, assegurou o tenente-coronel Valmir José dos Reis, comandante interino do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do Vale do Rio Pardo. “Não estamos medindo esforços nesta ação”, garantiu.

Publicidade

O uso oficial do imageador térmico aéreo, como é conhecido este equipamento, foi recebido no pacote de equipamentos repassados pelo Ministério da Justiça para uso durante o Mundial no Estado. O aparelho possui visão noturna com sensor infravermelho e sensor térmico, sendo capaz de captar imagens de grande qualidade mesmo com a aeronave voando a 3 mil pés de altura. A aeronave pertence ao Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAv) do Rio Grande do Sul.

AVANÇOS

Ainda na quinta-feira, o Prisma utilizado no assalto foi localizado em Linha Banhado Grande, interior de Gramado Xavier. As buscas foram intensificadas nessa localidade. Uma das suspeitas dos policiais é que os assaltantes possam ter fugido a pé, em direção a uma região extensa de mata nativa. Os policiais acreditam que o bando pode estar escondido a espera de outro veículo que faria o resgate dos assaltantes.

Publicidade

Os policiais militares estão em contato com moradores locais em buscas de possíveis informações dos assaltantes. Além disso, estão sendo realizadas barreiras de abordagem de pessoas e veículos nas possíveis rotas de fuga dos assaltantes. Uma aeronave do Batalhão de Aviação da Brigada Militar também foi usada na procura pela quadrilha. Segundo a Brigada Militar, dos quatro assaltantes três já teriam sido identificados pelo Setor de Inteligência, sendo dois deles foragidos do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul.

Reis reforça que, qualquer informação sobre o paradeiro dos criminosos pode ser passado, de forma anônima, para o telefone da BM, o 190.

O ASSALTO

Publicidade

Na ação, quatro assaltantes, todos encapuzados e armados de pistolas e armas longas, quebraram a marretadas uma porta de vidro e acessaram a agência, rendendo o único vigia, obrigando-o a entregar a arma e o colete a prova de balas. Segundo a Brigada Militar, os assaltantes não tiveram acesso ao cofre da agência, mas levaram o dinheiro dos caixas e do terminal de saque eletrônico.

Uma lotérica, que fica no prédio anexo ao banco, também teve o dinheiro dos caixas roubado. Na fuga, os criminosos utilizaram um Prisma, roubado em Santa Cruz do Sul dias antes. Uma cliente do banco foi mantida como refém durante a fuga, mas foi libertada minutos depois na localidade de Olaria, ainda no município de Gramado Xavier.

.area_destaque{ width: 550px; padding: 0% 0 1%; text-align: center; background-color: #2b2a2a; color: #fff; font-size: 12px; border: 2px solid #cecece; }

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.