Tradicional seleção europeia, a Holanda vive situação complicada em seu grupo nas Eliminatórias da Eurocopa-2016, que será disputada na França. Mesmo jogando em casa, na Amsterdan Arena, a Laranja Mecânica foi derrotada pela Islândia, líder do Grupo A e sensação do futebol europeu por 1 a 0, gol de pênalti de Sigurdsson, no início da etapa final.
O jogo marcou a estreia do técnico Danny Blind, ex-zagueiro e ídolo do futebol holandês. E o comandante teve problemas em sua primeira partida. O atacante Arjen Robben, principal jogador da Seleção, sofreu uma lesão ainda no primeiro tempo e foi substituído. Já o zagueiro Bruno Martins Indi foi expulso e deixou a Holanda com um a menos em campo.
A Holanda está na terceira posição, com 10 pontos. Caso a eliminatória terminasse hoje, a equipe teria que disputar a repescagem em busca de uma vaga na Euro. A Islândia se isolou na ponta, com 18 pontos, e fica muito perto da vaga inédita para o torneio. Nos demais jogos do grupo, a República Tcheca venceu o Cazaquistão de virada por 2 a 1 e segue em segundo lugar, com 16. Já a Turquia ficou no empate com a Letônia em 1 a 1 e está logo atrás da Holanda, em quarto, com nove pontos.
Publicidade
Itália derrota Malta e Bélgica vira sobre a Bósnia
Atual vice-campeã da Eurocopa, a Itália segue sua caminhada rumo a mais uma edição da competição. Jogando no Artemio Franchi, em Florença, a Azzurra dominou Malta, mas venceu por apenas 1 a 0. O gol do triunfo foi anotado pelo atacante Grazilliano Pellè, no segundo tempo. O resultado recolocou os tetracampeões mundiais na liderança do Grupo H, com 15 pontos, beneficiada pelo empate sem gols da Croácia com o Azerbaijão. No outro jogo do grupo, a Noruega derrotou a Bulgária, fora de casa, por 1 a 0.
Nome de craque: Pellè marcou o gol da vitória italiana sobre a frágil Malta
Foto: Divulgação/FIGC
Publicidade
Já no Grupo B, a Bélgica tomou um susto, mas conseguiu a vitória de virada sobre a Bósnia por 3 a 1, em Bruxelas. Edin Dzeko colocou os visitantes na frente, mas ainda no primeiro tempo a Seleção belga chegou a virada, com tentos de Marouane Fellaini e Kevin De Bruyne. Na etapa final, Eden Hazard sacramentou a vitória dos mandantes, que ocupam a vice-liderança, com 14 pontos. Quem lidera a chave é o País de Gales, que derrotou o Chipre por 1 a 0, fora de casa. Já Israel, terceira colocada, fez 4 a 0 em Andorra.