Pessoas que passaram por cirurgia para remoção da laringe em decorrência de um câncer enfrentam o desafio de perder a voz natural. Para recuperar a capacidade de se comunicar e melhorar a qualidade de vida, esses pacientes contam com um importante aliado: a laringe eletrônica. O dispositivo possibilita uma comunicação eficaz e compreensível. O Hospital Ana Nery acaba de disponibilizar o primeiro equipamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O primeiro paciente a ser beneficiado com a laringe eletrônica é Valdocir da Rosa, de 59 anos, do município de Cachoeira do Sul. Ele foi operado há aproximadamente um ano pelo médico cirurgião de cabeça e pescoço e diretor médico do Hospital Ana Nery, Luiz Carlos Hauth. Antes de receber o equipamento, Valdocir passou por avaliações e testes com a fonoaudióloga Gislaine Krause para verificar se estava apto para utilizá-lo com segurança e eficiência.
LEIA TAMBÉM: SUS Gaúcho já teve mais de 92 mil consultas disponibilizadas para reduzir filas de espera
Publicidade
No último dia 13, ele fez as testagens com o aparelho com o auxílio da fonoaudióloga para reabilitação. A profissional orientou Valdocir sobre como usar o equipamento, as técnicas de respiração e a forma correta de manusear o aparelho para falar. A conquista foi celebrada pela fonoaudióloga que há muito buscava por esta entrega. “A laringe eletrônica permite que a pessoa volte se comunicar através da voz e seja compreendida, o que reflete diretamente na qualidade de vida”, destaca Gislaine.
LEIA TAMBÉM: Aprovado projeto que institui o Novembro Azul e o Novembrinho Azul em Santa Cruz
Laringe eletrônica pelo SUS
A laringe eletrônica está disponível pelo SUS desde 2018, quando foi incorporada ao sistema após aprovação pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). A inclusão garante que pacientes laringectomizados (que perderam a laringe, geralmente por câncer) possam receber o aparelho gratuitamente, sem precisar arcar com os custos ou recorrer à justiça para obtê-lo. Para conseguir o aparelho, o paciente deve seguir os procedimentos indicados pelo SUS através da sua unidade de saúde.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade