Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTA CRUZ

Hospital Ana Nery projeta novo espaço para oncologia com investimento de R$ 20 milhões

Foto: Rodrigo Assmann

Referência em atendimento oncológico para 49 municípios do Rio Grande do Sul, o Hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, planeja a ampliação de sua estrutura física para garantir a continuidade da qualidade e da humanização no atendimento aos pacientes. O projeto está entre os principais desafios da instituição para 2026 e prevê um investimento superior a R$ 20 milhões.

Segundo a coordenadora de captação de recursos do hospital, Simoni Gollmann, o crescimento constante na procura pelos serviços torna a obra necessária. “Vai chegar um momento em que a humanização pode ser comprometida em função do espaço físico”, alerta.

Demanda crescente pressiona estrutura atual

Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, Simoni explicou que o projeto de ampliação vem sendo discutido há cerca de quatro anos, mas acabou sendo adiado. No entanto, a alta resolutividade e a qualidade dos serviços prestados fizeram a demanda crescer de forma significativa, acelerando a necessidade de expansão.

Publicidade

LEIA MAIS: Hospital Ana Nery recebe aporte para o setor de oncologia

Um dos fatores que reforçam essa pressão é o volume de atendimentos realizados acima do que está previsto em contrato. Em alguns casos, conforme a coordenadora, o número pactuado é de 4 mil atendimentos anuais, mas o hospital chega a registrar até 16 mil procedimentos por ano. “Isso torna inevitável a ampliação da estrutura”, reforça.

SUS concentra maioria dos atendimentos

Atualmente, para manter o título de instituição filantrópica, o Hospital Ana Nery precisa destinar 60% dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS). Na prática, esse percentual é ainda maior: cerca de 80% dos pacientes são atendidos via SUS, o que limita a capacidade de investimento com recursos próprios.

Publicidade

A situação é agravada pela defasagem histórica da tabela de repasses do SUS, o que exige alternativas para manter o equilíbrio financeiro. “Buscamos compensar essa diferença por meio de convênios e atendimentos particulares”, explica Simoni.

LEIA TAMBÉM: Postos de saúde de Santa Cruz terão atendimento noturno até março; veja calendário

Captação de recursos é estratégia para viabilizar obra

Para tornar o projeto viável, o hospital aposta em emendas parlamentares e em diferentes mecanismos de captação de recursos. Entre as opções estão doações diretas, destinação de parte do Imposto de Renda — tanto de pessoas físicas quanto jurídicas — e a parceria com a RGE/CPFL, que permite contribuições por meio da conta de energia elétrica.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SAÚDE E BEM-ESTAR

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.