Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Saúde

Hospital deve receber aparelho para tratamento de doenças peritoneais

 

Foto: Divulgação/Fabio Dallmann



Publicidade

Estiveram reunidos, na Assembleia Legislativa, na última sexta-feira, 21, o cirurgião sobradinhense Rafael Seitenfus do Hospital Santa Rita, Complexo Hospitalar Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, deputado estadual Adolfo Brito (PP) e o chefe do gabinete da senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) Marco Aurélio Ferreira. Na oportunidade, o especialista em oncologia apresentou o Projeto de Implantação do Núcleo de Tratamento de Doenças Peritoneais.
 
O objetivo do encontro era o de buscar apoio da senadora a fim de adquirir equipamento para realização do procedimento cirúrgico, que, somado ao tratamento, aumenta – em 74% dos casos -, a sobrevida dos pacientes, em até dez anos. Com o custo de R$ 250 mil, o equipamento é essencial para a introdução do novo projeto, conforme Seitenfus. “O Hospital Santa Rita tem a possibilidade de realizar o tratamento sem dificuldades, porém, a instituição não tem condições para a aquisição”, afirmou o cirurgião. Após experiências internacionais, obtidas em cursos e hospitais da Alemanha e da França, ele apontou que o método, que consiste em uma cirurgia de retirada das células tumorais que atingem a membrana abdominal interna, seguida de quimioterapia, já é padrão no mundo e a especialidade só tende a se aprimorar.
 
No momento da reunião, o chefe de gabinete ligou para a senadora e a colocou a par da situação. Após conversar com o médico, Ana Amélia garantiu os recursos iniciais de R$ 250 mil para o pleito. “Não vemos dificuldades em atender à demanda. Além de ser uma solicitação do deputado Brito, o pedido é viável e fica dentro proposta da senadora que é priorizar a saúde da população”, ponderou Marco Aurélio Ferreira.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.