Nesta terça-feira, 27, dia em que é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, está sendo realizada uma ação pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), do Hospital Santa Cruz (HSC). A ação acontece até as 17 horas em frente à casa de saúde e é alusiva ao Setembro Verde, mês dedicado para ações de conscientização sobre o tema.
LEIA TAMBÉM: Perguntas e respostas: tire dúvidas sobre a doação de órgãos

Os integrantes da comissão estão distribuindo materiais informativos com orientações acerca da doação de órgãos. Também é realizada a entrega de mudas de árvores, de diversas espécies, para o público que participa da ação.
Publicidade
O objetivo deste movimento é incentivar que as pessoas conversem com seus familiares e amigos sobre a intenção de ser um doador, já que quem toma esta decisão quando a pessoa falece é o familiar. “Quanto mais as pessoas manifestarem em vida o seu desejo de doar, melhor os familiares vão poder decidir por ela”, salienta Anderson Moraes, integrante do grupo.
LEIA TAMBÉM: HSC promove ação alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos
Pessoas em vida também podem doar
Atualmente existem dois tipos de doadores. O doador vivo pode doar órgãos como rins e parte do fígado. Já o doador falecido, quando é diagnosticado com morte encefálica, pode doar diversos tipos de órgãos como pulmão, coração, rins, fígado, córneas, entre outros. Os órgãos são destinados para pessoas que esperam em uma fila (por critério de gravidade), da Central de Transplantes do Estado.
Publicidade