O governo do Estado investirá, por meio da Secretaria da Saúde (SES), R$ 3,2 milhões a mais em serviços especializados no tratamento de feridas crônicas até o final de 2026. Entre as unidades beneficiadas está o Hospital Santa Cruz, que deve receber R$ 807 mil para cobertura de consultas médicas e multiprofissionais, exames diagnósticos, curativos e terapias complementares. O objetivo é atender 2.560 novos pacientes nos quatro hospitais que são referência na especialidade no Rio Grande do Sul. Os recursos fazem parte do Programa SUS Gaúcho, lançado pelo governado do Estado em setembro.
O investimento possibilita a continuidade e ampliação dos atendimentos nos ambulatórios dos Hospitais São Francisco de Assis, de Parobé, e Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul, além da Santa Casa do Rio Grande, após o fim do convênio com o Tribunal de Justiça (que repassava recursos para o tratamento de feridas crônicas). O SUS Gaúcho também vai destinar verbas à Associação Cristã de Deficientes (ACD) de Passo Fundo, que tem convênio com o Estado.
LEIA TAMBÉM: Hospitais de Santa Cruz e Vale do Sol serão contemplados pelo Estado com novos ambulatórios
Publicidade
Ambulatórios de feridas crônicas são serviços de saúde especializados que tratam lesões complexas e de difícil cicatrização – como úlceras, queimaduras e feridas pós-cirúrgicas – sem necessidade de internação. Para o atendimento, os locais contam com equipe multiprofissional – com médico cirurgião vascular, enfermeiro e nutricionista, entre outros.
Desde a criação dos serviços de feridas crônicas no Rio Grande do Sul, 1.887 pacientes já receberam atendimento. A média do tratamento é de quatro meses e, no começo, cada paciente passa por cinco consultas iniciais com diferentes especialistas.
LEIA MAIS SOBRE SAÚDE E BEM-ESTAR
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!