Criada como janela de difusão da produção cinematográfica e formação de público gaúcho, o projeto Adentro – Cinema Itinerante Interiorano chega a sua terceira edição, alcançando novas pessoas e territórios. A abertura ocorre no dia 20 de fevereiro, próxima sexta-feira, em Ibarama. Localizada na região central do Rio Grande do Sul, a cidade serviu de locação para o aclamado “Uma em Mil” (2025), que será exibido às 19h, no Quiosque do Centro, seguido de debate com os realizadores, Jonatas e Tiago Rubert. Depois, o filme passa sábado (21), às 19h30min, em Sobradinho, outro cenário do longa, na Rua Coberta – Av. João Antônio, também com a presença dos diretores.

Dez produções recentes do cinema gaúcho e o clássico “Saneamento Básico, o Filme” (2007), de Jorge Furtado, fazem parte da seleção do 3º Adentro. Além de Ibarama, a mostra viaja também por Maquiné, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Santa Tereza, Pontão, Santa Vitória do Palmar, Bagé e Mata até Tiradentes do Sul, onde o evento se encerra no dia 29 de março. A programação de cada localidade poderá ser conferida no Instagram @adentro.cine.
A curadoria propõe a exibição das obras nas cidades onde foram filmadas, difundindo filmes contemporâneos de temas relevantes e acessíveis para toda a comunidade. Além do já citado título de abertura, os outros longas são “Bicho Monstro” (2024), de Germano de Oliveira, “Irmã” (2020), de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes, “Mãos à Terra” (2025), de Sérgio Guidoux, “O Empregado e o Patrão” (2021), de Manuel Nieto Zas e “Sobreviventes do Pampa” (2023), de Rogério Rodrigues.
Publicidade
Nesta edição, o Adentro visita 11 localidades de até 30 mil habitantes, de diferentes regiões do RS, transformando praças e outros espaços públicos em cinemas ao ar livre. A proposta também inclui debates com cineastas. Nove sessões de cinema acontecerão dentro de escolas públicas locais, algumas delas com a presença de cineastas, e duas seguidas com oficinas de introdução ao audiovisual. Uma cartilha pedagógica será entregue para uso em salas de aula durante e após o evento.

“As exibições vão ao encontro de áreas rurais, distritos e regiões de fronteira, onde a tela grande raramente chega”, destaca Henrique Lahude, que assina a curadoria e divide a coordenação geral com Naomi Siviero. “O círculo se fecha. O filme, que um dia partiu como ideia e registro de imagens, retorna ao seu chão agora como experiência coletiva. Não são apenas imagens projetadas, mas uma restituição ao interior do direito de se ver com a dignidade da tela grande, transformando a estrada em um caminho necessário de volta para casa”, elabora.
O 3º Adentro – Cinema Itinerante Interiorano é realizado com recursos da Lei Complementar 195/2022, Lei Paulo Gustavo, apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, e financiado pelo IECINE, Pró Cultura RS e Secretaria da Cultura do Estado do RS.
Publicidade
“Uma em Mil”
O longa documental “Uma em Mil”, que contou com gravações em Ibarama, Guaíba e Porto Alegre, foi premiado em três categorias da Mostra Sedac/Iecine de Longas-metragens Gaúchos, durante o 53º Festival de Cinema de Gramado. A cerimônia de premiação ocorreu em 22 de agosto, no Palácio dos Festivais, juntamente com a premiação da Mostra Competitiva de Curtas-metragens Brasileiros.

“Uma em Mil” recebeu o prêmio de Melhor Direção, que foi para Jonatas e Tiago Rubert, dupla que também conquistou o prêmio de Melhor Roteiro. O longa garantiu ainda o troféu de Melhor Montagem para Joana Bernardes e Thais Fernandes.
O filme dirigido por Jonatas e Tiago Rubert tem em seu elenco também Cleber Puntel, tio dos diretores, e morador de Linha Salete, em Ibarama, comunidade que participou da obra audiovisual. Tiago e Cleber têm síndrome de Down, tema que o documentário explora a partir da ideia de que “uma em mil” são as chances de uma pessoa nascer com a síndrome. Durante o documentário, os irmãos Jonatas e Tiago tentam entender por que um deles nunca trocou uma lâmpada na vida e acabam descobrindo o que a invenção do rádio tem a ver com a invenção da escada. A família dos diretores está de forma muito presente na obra audiovisual, inclusive fazendo-se uso de materiais VHS, captados há mais de 20 anos pelo pai de Jonatas e Tiago, já falecido.
Publicidade




Serviço
O que: Adentro – Cinema Itinerante Interiorano: Ano III
Quando: de 20 de fevereiro a 29 de março de 2026
Onde (em ordem de exibição): Ibarama, Sobradinho, Maquiné, Morro Reuter, Santa Maria do Herval (sessão escolar), Santa Tereza, Pontão, Santa Vitória do Palmar, Bagé, Mata e Tiradentes do Sul
Publicidade
Programação: Instagram @adentro.cine
Quanto: Entrada franca em todas as sessões
Longas-metragens
“Bicho Monstro” (2024), de Germano de Oliveira
Publicidade
“Irmã” (2020), de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes
“Mãos à Terra” (2025), de Sérgio Guidoux
“O Empregado e o Patrão” (2021), de Manuel Nieto Zas
“Saneamento Básico, o Filme” (2007), de Jorge Furtado
“Sobreviventes do Pampa” (2023), de Rogério Rodrigues
“Uma em Mil” (2025), de Jonatas e Tiago Rubert
Crédito
Coordenação Geral: Henrique Lahude e Naomi Luana Siviero
Curadoria: Henrique Lahude
Produção Executiva: Naomi Luana Siviero
Produção de Ações Formativas: Carla Cassapo
Coordenação Técnica: Eder Ramos
Cartilha pedagógica: Juliana Costa
Arte gráfica: Dani Eizirik – Riacho
Sobre Adentro – Cinema Itinerante Interiorano
O Adentro foi criado em 2019, com o subtítulo Mostra Interiorana do Audiovisual Gaúcho. Desde sua primeira edição, a atração percorreu mais de oito mil quilômetros por 17 cidades gaúchas e exibiu gratuitamente dezenas de produções regionais a mais de dez mil espectadores. Agora, em sua terceira edição, o evento aprofunda sua missão de levar “de volta à casa” filmes gravados nas mesmas regiões onde serão projetados – a maioria deles ainda inéditos para o grande público local.
*Com informações do Jornal Gazeta da Serra
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!