Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

para ajudar

Imposto de Renda pode ser destinado ao Instituto Crescer Legal; saiba como

Nádia: valores obtidos contribuem para as atividades realizadas junto aos adolescentes

Com a proximidade do período de envio das declarações de Imposto de Renda, entidades começam a se mobilizar em busca de destinação de recursos para atender crianças e adolescentes. Entre elas está o Instituto Crescer Legal, que oferece oportunidades de formação para jovens rurais.

Em 2024, o Instituto recebeu R$ 47.635,41 captados via Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), que foram utilizados para a aquisição de notebooks e livros. O valor é resultado direto de doações de pessoas físicas e jurídicas, destinadas a projetos do Instituto.

LEIA TAMBÉM: Expoagro Afubra prevê receber 180 mil visitantes na edição de 2025

Publicidade

Segundo a gerente, Nádia Fengler Solf, os valores auxiliam no atendimento dos participantes do Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Ainda podem auxiliar outras iniciativas, pois 20% das doações predestinadas ficam no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para serem captadas por todas as entidades integrantes do Comdica, por meio de edital.

“Como entidade que recebe recursos, entendemos a importância para nossos jovens: são ferramentas que qualificam o atendimento prestado. Convidamos a todos para destinar, incentivando ações que contribuem diretamente para o futuro da comunidade e, no caso do Instituto, dos municípios envolvidos com o programa.”

LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz fará pente-fino nos cadastros do Bolsa Família

Publicidade

Entenda

Ao optar pela declaração completa, o contribuinte pode destinar 3% para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, mesmo que tenha valores a restituir. Para isso, saliente-se, é necessário optar pela Declaração por Deduções Legais (Declaração Completa).

O programa da Receita Federal calcula o valor limite individual automaticamente, depois que a declaração é preenchida com as informações de rendimentos e despesas. Não há custo adicional, uma vez que não é doação, é destinação. Ou seja, ao invés de destinar todo o Imposto à União, o contribuinte reverter parte dele a instituições que protegem os direitos de crianças e dos adolescentes.

Em Santa Cruz do Sul, o Sindicontábil Vale do Rio Pardo realiza o projeto Ensinando a destinar, que visa conscientizar o contribuinte sobre a importância da captação de recursos para entidades. Estão programados dois momentos para tirar as dúvidas dos interessados: nos dias 15 de março e 5 de abril, na Praça Getúlio Vargas, das 9 horas ao meio-dia.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.