Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Santa Cruz do Sul

Inaugurada no Bairro Progresso a 17ª Estratégia de Saúde da Família

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na tarde desta terça-feira, 17, no Bairro Progresso, a 17ª Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Município. A unidade atenderá cerca de quatro mil usuários do Sistema Único de Saúde. Além de moradores do bairro, o posto abrangerá também a comunidade de Capão da Cruz e de parte do bairro Esmeralda.

O prédio locado pela prefeitura foi totalmente reformado e adaptado para tornar-se uma unidade de saúde, em uma ação conjunta das secretarias municipais de Obras e Viação, de Transportes e Serviços Públicos, de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, e de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação.

Em uma estrutura de 500 metros quadrados, além de espaços de uso restrito aos profissionais, estão distribuídos para atendimento da população, três consultórios médicos, salas de acolhimento, vacinas, curativos, odontologia, enfermagem, esterilização, farmácia com dispensação de medicamentos, sala para as agentes comunitárias de saúde e sanitários.

Publicidade

Na área externa do prédio foram instalados também um playground para as crianças e uma academia ao ar livre, dentro da proposta de levar saúde através do estímulo à prática de atividades físicas, especialmente para pessoas da terceira idade.

A cerimônia de inauguração contou com a participação da banda da Escola Municipal de Ensino Fundamental Guilherme Hildebrand e foi prestigiada por dezenas de pessoas da comunidade, além de autoridades municipais, representantes de instituições de saúde, associações de bairros e outras entidades. Em seu discurso, o prefeito Telmo Kirst reiterou ainda o compromisso de dobrar o número de ESFs, passando de 11, em 2013, para 22, até o final de 2016. 

Na mesma linha, o secretário de Saúde, Henrique Hermany, fez uma comparação entre a satisfação dos usuários de serviços públicos e privados na área da saúde. “Hoje as pessoas estão migrando de planos particulares para a saúde pública, tal a resolutividade dos atendimentos. Esse salto de qualidade que estamos dando na atenção básica reflete positivamente nos índices de saúde da população e na redução das internações hospitalares”, avaliou.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.