Um homem foi preso em flagrante pela 1ª Delegacia de Polícia de Santa Cruz do Sul na manhã desta quinta-feira, 22, por atuar como informante do tráfico de drogas. O indivíduo foi detido no Bairro Santa Vitória, onde estava sentado sob um guarda-sol na esquina das ruas Alice Simões Pires e Léo Winterle, informando outras pessoas sobre a presença policial no local.
Os policiais cumpriam mandados de prisão no bairro quando notaram o suspeito. O ponto onde ele foi detido já era conhecido pelas autoridades por ser utilizado como posto de vigilância por informantes do tráfico. No momento em que os agentes se aproximavam, o homem teria gritado em voz alta “ó os P2!”, alertando sobre a presença dos policiais para outros indivíduos que estavam na mesma rua.
LEIA TAMBÉM: Homem é preso por colaborar com o tráfico no Bairro Santa Vitória
Publicidade
A ação foi gravada em vídeo, identificando que o indivíduo estava atuando como “campana” (também conhecido como “fogueteiro”), cuja função é avisar traficantes sobre movimentações policiais. A prática é considerada crime, como previsto no artigo 37 da Lei nº 11.343/2006.
Durante a abordagem e condução do preso, ele relatou espontaneamente que recebia R$ 50,00 por dia para atuar nessa função. O mesmo indivíduo já havia sido preso no exato mesmo local e circunstância em 10 de setembro de 2025, durante operação da 2ª Delegacia de Polícia.
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!