A Inspetoria Veterinária e Zoonoses (IVZ) de Santa Cruz do Sul em conjunto com a Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, está emitindo um alerta aos produtores para a evolução dos focos de raiva herbívora no município, em especial nas localidades de Água Fria e Linha Carvalho. Isso porque foram encontrados focos de raiva nos municípios de Passa Sete, Candelária e Lagoão.
Nestas localidades, é necessário que os produtores reforcem a sua atenção sobre o gado, pois podem haver furnas, onde os morcegos estão se encontrando, segundo explica o responsável pela IVZ na região de Sinimbu, Algenor Ghisleni. Para o controle desta enfermidade, é necessária a diminuição da população de morcegos hematófagos e vacinação maciça dos animais.
Assim, é necessário que os produtores destas localidades busquem as vacinas junto às agropecuárias e procedam a sua aplicação. E auxiliem na identificação e localização de novos refúgios. Quem encontrar uma furna deve avisar ao posto avançado da IVZ, junto à Secretaria de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente, a fim de que uma equipe possa fazer a visitação ao local e combater a estes foco do morcego.
Publicidade