O futuro de 165 jovens estudantes do meio rural do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná ganhou novos contornos na manhã dessa quinta-feira, 11, em Santa Cruz do Sul. Em solenidade de formatura na Taps Eventos, os participantes do Programa de Aprendizagem Profissional Rural, promovido pelo Instituto Crescer Legal, receberam certificados de conclusão da edição de dez anos do projeto. Em 2025, a iniciativa atingiu 98% de conclusão entre os participantes, o maior índice da trajetória da instituição.
Segundo a gerente do instituto, Nádia Fengler Solf, o número é resultado da adesão das turmas e da consolidação do modelo de formação. Com a formatura, o instituto chega a 1.220 certificados desde 2015.
LEIA TAMBÉM: Meninas da 9ª edição do “Nós por Elas” apresentam seus boletins de rádio
Publicidade
A edição deste ano reuniu turmas das cidades gaúchas de Arroio do Padre, Gramado Xavier, Passa Sete e Vera Cruz; de Canoinhas e Itaiópolis, ambas de Santa Catarina, e São João do Triunfo, no Paraná. Além disso, houve a primeira turma interestadual do programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação, voltado a educadores do meio rural.
Entre os formandos, predominou a percepção de amadurecimento e inserção no mundo do trabalho. Maurício Ryan de Azevedo e Souza Lenz, 15 anos, da Emef Jacob Blész, na localidade de Linha Henrique D’Ávila (Vera Cruz), disse que a participação no programa representou uma mudança pessoal.
“No começo eu tive muita vergonha, mas ao longo do ano fui perdendo isso e conseguindo apresentar”, contou. Disse que a convivência em sala foi fundamental. “Todo mundo se ajuda, não tem resposta errada.”
Publicidade

LEIA TAMBÉM: Associação dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais celebra 19 anos de atuação
Maurício concluiu o curso apresentando um projeto de criação de galinhas poedeiras para venda na comunidade, iniciativa que pretende desenvolver com apoio da família. Segundo Nádia, esse é um dos objetivos centrais da formação. “Eles aprenderam a transformar sonhos em projetos”, frisou, ao reforçar que o instituto mantém acompanhamento aos egressos.
A cerimônia contou com a participação do fundador e conselheiro do instituto, Sérgio Rauber, escolhido como padrinho da edição. Ele afirmou que o convite foi recebido com emoção. “Este é um instante verdadeiramente único”, disse. Em seu discurso, dirigiu-se especialmente aos familiares. “Hoje celebramos o resultado da educação que vocês deram a seus filhos. Eles chegam a esta formatura preparados para conquistar novos espaços.”
Publicidade
Ele também incentivou os jovens a manterem o protagonismo. “Arrisquem, sejam criativos e inovadores. Quem se permite tentar encontra oportunidades.”

LEIA TAMBÉM: JTI recebe dois reconhecimentos por ações de sustentabilidade
Outros programas
A programação incluiu a certificação da nona turma do Nós por Elas – A voz feminina do campo, projeto que reúne jovens egressas do Programa de Aprendizagem Profissional Rural para refletir sobre a condição da mulher no meio rural, com produção de boletins radiofônicos. Ainda foram certificados quatro dos 11 professores participantes do Programa Boas Práticas de Empreendedorismo para a Educação, voltado ao fortalecimento do ensino nas escolas do campo.
Publicidade
A cerimônia também marcou o reconhecimento às prefeituras e entidades rurais e à Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que novamente apoiou a gravação e edição dos boletins do Nós por Elas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade