O Instituto Crescer Legal marcou presença no XVII Congresso Nacional de Educação (Educere), realizado de 1º a 4 de setembro de 2025, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). O evento reuniu milhares de educadores, pesquisadores e instituições do Brasil e do exterior em torno do tema “Ethos da Educação: (Re)Conexões Ecossistêmicas”, propondo reflexões sobre práticas educativas que conciliem justiça social, sustentabilidade e inovação pedagógica.
Representando o Instituto, educadores sociais e parceiros acadêmicos contribuíram com pesquisas e experiências realizadas no âmbito dos programas institucionais. Os trabalhos foram apresentados tanto de forma presencial quanto remota, ampliando a troca de saberes e a visibilidade de três práticas desenvolvidas. Um trabalho é “Oficinas Pedagógicas como Prática Educativa no Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal”, de autoria da educadora social Michele de Cássia Dzindzny, do educador social Adriano Emmel e da professora e pesquisadora Cristhianny Bento Barreiro.
LEIA TAMBÉM: Vereador propõe fim de taxa obrigatória para professores de Educação Física; entenda
Publicidade
Outra prática apresentada foi “Docência em Movimento: Estratégias Pedagógicas para Formação Continuada de Professores em Escolas do/no Campo”, elaborado pelo educador social Adriano Emmel e pela professora e pesquisadora Cristhianny Bento Barreiro. E o terceiro trabalho foi “Entre Saberes e Territórios: Educação Social e Aprendizagem Profissional no Meio Rural”, apresentado pelo educador social Adriano Emmel, pela educadora social Michele de Cássia Dzindzny e pela professora e pesquisadora Cristhianny Bento Barreiro.
A participação reforça o compromisso do Instituto Crescer Legal com a produção de conhecimento e com o fortalecimento da educação como ferramenta de transformação social. Além da apresentação dos trabalhos, trata-se de um espaço para consolidar redes, ampliar olhares e reafirmar o papel estratégico do educador social na construção de oportunidades para adolescentes e comunidades rurais.
LEIA TAMBÉM: Feira do Livro de Vera Cruz conquista a atenção do público com arte e cultura
Publicidade
Para a educadora social Michele de Cássia Dzindzny, o congresso representa um espaço de reconhecimento e aprendizado: “Estar no Educere é poder dar visibilidade ao trabalho que realizamos diariamente com os jovens, mas também é aprender com outras experiências. É um momento que amplia nosso olhar e renova nossa prática”. Já a gerente Nádia Fengler Solf reforça o papel institucional da participação. “Ao levarmos nossas práticas e pesquisas ao Educere, mostramos que a aprendizagem construída com os jovens do campo tem relevância acadêmica e social. É também um momento de fortalecimento do Instituto e de ampliação das nossas redes de diálogo”, acrescenta.
A presença do Instituto Crescer Legal no XVII Educere fortalece seu compromisso com a produção de conhecimento, a valorização da prática educativa e a transformação social por meio da educação. Mais do que apresentar resultados, o congresso constituiu uma oportunidade de diálogo, troca de saberes e construção coletiva, reafirmando a missão da instituição de promover educação de qualidade, protagonismo juvenil e valorização da vida no campo, e consolidando o papel dos educadores sociais como sujeitos de transformação.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!