Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MEIO AMBIENTE

Instituto instala jardim filtrante para melhorar qualidade da água em arroio de Santa Cruz

Fotos: Jordan Castilhos / Divulgação Instituto Binemac

O Instituto Binemac instalou no sábado, 11, um jardim flutuante filtrante no Arroio Lajeado, no Bairro Várzea, em Santa Cruz do Sul, em uma iniciativa pioneira para conter resíduos sólidos e tratar parte do esgoto presente no curso d’água. O projeto faz parte do Sistema Ecológico para Recuperação de Cursos d’Água (Serca), implantado recentemente, que busca soluções integradas para a preservação e recuperação de arroios da região.

Segundo o diretor do Instituto Binemac, Vinícius Machado, a ideia surgiu após a instalação de ecobarreiras, em novembro de 2024 e maio deste ano, que já realizam a coleta de lixo flutuante. “Visualizamos a formação de biofilme, um acúmulo de esgoto, e percebemos a necessidade de ir além do recolhimento de resíduos, tratando também a água.”

LEIA MAIS
Instituto instala ecobarreira para conter lixo flutuante em Santa Cruz
Nova ecobarreira com plantas filtrantes é instalada em Santa Cruz para conter resíduos sólidos

Publicidade

Machado explica que o jardim flutuante é ancorado no meio do arroio e construído com materiais reaproveitados, como telas de obras, cordas, âncoras e garrafas PET. “Ele possui um substrato onde são plantadas espécies selecionadas por sua capacidade de filtrar matéria orgânica, absorver metais pesados e defensivos agrícolas, além de ajudar a reter óleo e gordura presentes na água. As raízes das plantas alcançam a água, promovendo uma filtragem natural e contribuindo para a purificação do arroio.”

O projeto é integrado a um sistema mais amplo: barragens de pedras locais oxigenam a água, facilitando a decomposição de matéria orgânica e a retenção de resíduos. Após a passagem pelo jardim e pelas ecobarreiras, a água segue por mini barragens sucessivas, que melhoram a oxigenação e reduzem o assoreamento. Complementando o sistema, o plantio de mata ciliar e espécies arbustivas ajuda a controlar enchentes, segurar resíduos durante períodos de cheia e estabilizar os barrancos.

Conforme Machado, o Instituto Binemac pretende ampliar o projeto para outros arroios da região, como o Arroio Preto e o Arroio Lajeadinho, onde ecobarreiras já foram instaladas, criando uma rede de sistemas ecológicos para recuperação de cursos d’água.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.