Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TEMPO

Inverno começa nesta sexta-feira e traz previsão de geada e neve para o Rio Grande do Sul

Foto: Rafaelly Machado/Banco de Imagens

Com início às 23h42 desta sexta-feira, 20, o inverno deve apresentar características típicas da estação, após dois anos com temperaturas acima da média. Segundo os meteorologistas da Climatempo, a primeira onda de frio deve ocorrer já na próxima semana, nos últimos dias de junho. A expectativa é de que o quadro seja mais intenso do que o registrado entre os dias 8 e 14 deste mês, quando as temperaturas caíram bruscamente no Sul.

A Climatempo destaca que, diferentemente dos últimos anos, o inverno não será influenciado pelos fenômenos El Niño ou La Niña. Isso porque o oceano Pacífico Equatorial, na costa do Peru, está em condição de neutralidade térmica, com temperaturas próximas da média. No entanto, o resfriamento das águas previsto para o segundo semestre poderá impactar o fim do inverno e a primavera no Brasil. 

LEIA TAMBÉM: Automatização de caixas d’água terá projeto-piloto

Publicidade

As chuvas devem ficar abaixo da média no Centro, Sul e Leste do Rio Grande do Sul. Já as tradicionais geadas seguem previstas para os próximos meses. Apesar da perspectiva por dias frios, a tendência é de que as temperaturas fiquem acima da média no fim do inverno.

O meteorologista Flávio Varone, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), explica que, além da geada, devem ocorrer outros fenômenos típicos da estação. A expectativa e de que haja nevoeiros e até neve em pontos isolados do Estado.

LEIA TAMBÉM: Futuro da área Kaempf é tema de seminário em Santa Cruz

Publicidade

Em relação às chuvas, Varone prevê instabilidade acima da média em agosto em diferentes regiões, enquanto setembro pode ter uma diminuição nos volumes registrados. O inverno no Brasil vai se encerrar no dia 22 de setembro, às 9h44. 

No cenário atual, após uma semana marcada por forte instabilidade, a previsão é de que as chuvas ocorram de forma menos intensa nos próximos dias. A Climatempo aponta a possibilidade de pancadas concentradas nos vales, no norte e no litoral do Estado, com acumulados que podem ultrapassar os 30 milímetros em curtos períodos.

Para saber

Durante o inverno, são esperados dias mais secos principalmente nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste. Isso intensifica o alerta para a incidência de queimadas e cuidados com a saúde. Espera-se também que muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste sejam atingidas por fortes ondas de frio, que eventualmente avançarão pelo interior do País.

Publicidade

Neste ano, no Hemisfério Sul, não haverá a influência de fenômenos como El Niño e La Niña. “A temperatura da água do mar na porção central e leste do Oceano Pacífico equatorial, na Costa do Peru, deve manter-se perto da média. De modo geral, o inverno de 2025 tende a ser mais próximo das condições climáticas médias”, acrescenta a Climatempo.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.