Passadas as celebrações de outubro e com o início do mês de novembro, as pessoas já começam a sentir a chegada das festas de fim de ano. E à medida que as vitrines do comércio já se enfeitam de itens natalinos, a população também se prepara para levar o clima da festividade religiosa para dentro de suas casas.
Uma das decorações mais indispensáveis para muitos é a tradicional árvore de Natal. Desde o início de novembro, em muitas residências já começa o período para desengavetar ou adquirir o item e adorná-lo com bolas, estrelas, laços e outros enfeites.
LEIA TAMBÉM: Clima de Natal eleva a expectativa dos lojistas de Santa Cruz
Publicidade
Contudo, para quem prefere se manter fiel às tradições cristãs, há uma data definida para montar o item de decoração e o presépio. No Brasil, este seria o primeiro domingo do Advento, ou seja, o primeiro domingo do período de quatro semanas que antecede o Natal. Neste ano, a data será em 3 de dezembro.
O período do Advento representa o primeiro tempo do Ano Litúrgico, sendo um momento de expectativa para a celebração do Natal. Assim, também é marcado por ser uma época de fraternidade e paz, ao mesmo tempo que promove a reflexão sobre a vinda de Jesus Cristo.
Em outros países, a tradição também varia. Em Portugal, a data para montar a árvore natalina é em 8 de dezembro, quando se celebra o Dia da Imaculada Conceição. Já nos Estados Unidos, a recomendação é que o item seja decorado no Dia da Ação de Graças, celebrado na quarta quinta-feira de novembro. Neste ano, a data será celebrada no próximo dia 23.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Natal das Estrelas 2023 teve início na última sexta em Sobradinho
De onde vem a árvore de Natal?
Segundo historiadores, povos pagãos de algumas regiões da Europa já tinham a tradição de enfeitar pinheiros para o solstício de inverno, celebrado em 21 de dezembro. Uma das versões da história diz que o monge beneditino São Bonifácio aderiu à crença pagã no século VIII, associando o formato triangular da árvore à Santíssima Trindade e a resistência das folhas à eternidade de Jesus Cristo.
Também acredita-se que o conceito da árvore de Natal começou com Martinho Lutero em 1530, na Alemanha. O líder religioso teria reproduzido a imagem dos pinheiros cobertos de neve em sua casa utilizando estrelas, algodão e outros enfeites. Outras versões indicam que a tradição de decorar árvore surgiu na Alemanha entre os séculos XVI e XVIII, se espalhando para outros continentes nos séculos seguintes. Hoje, o item de decoração é um dos mais populares durante as festas de fim de ano, sendo replicado em milhões de casas ao redor do mundo.
Publicidade