O 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Cruz do Sul (6º BBM) está sob novo comando. O tenente-coronel Joel Dittberner assumiu nessa segunda-feira, 5, a unidade, responsável por três companhias, dez pelotões e três grupos operacionais em 73 municípios dos vales do Rio Pardo e Taquari. Ele ficará no lugar do tenente-coronel Daniel Dalmaso Coelho, que estava desde 2023 e passará a atuar na sede do Corpo de Bombeiros em Porto Alegre.
Natural de Santa Cruz do Sul, o novo comandante tem 43 anos. Em 2012, formou-se em direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Iniciou a carreira em 2006 como soldado da Brigada Militar e atuou no 23º Batalhão de Polícia Militar.
LEIA TAMBÉM: Trump nega estar em guerra com a Venezuela
Publicidade
Em 2014, foi aprovado como oficial da Brigada Militar e passou a atuar como capitão dos Bombeiros em Santa Cruz do Sul, onde posteriormente foi subcomandante. Comandou a Companhia Especial dos Bombeiros de Pelotas e o 3º Batalhão de Bombeiros de Rio Grande e foi chefe de seção do Batalhão Especial de Segurança Contra Incêndio em Porto Alegre.
Desde 2025, o oficial trabalhava como coordenador regional-adjunto da Defesa Civil Estadual. No cargo, teve papel importante na articulação de ações preventivas e de resposta a eventos climáticos e situações de risco na região.
Sobre seu método de trabalho como comandante do 6º BBM, Dittberner destaca que será pautado pela gestão participativa, valorizando a experiência e dedicação dos oficiais e praças da unidade.
Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa-cruzense morre em acidente de trânsito na Austrália
“Pretendo utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo da carreira e nos cursos e especializações que possuo para implementar ações que melhorem as condições de trabalho do efetivo”, disse. “Com isso, buscamos fortalecer a integração com os setores público e privado, garantindo recursos e parcerias que permitam aprimorar nossa estrutura e, consequentemente, oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e seguro.”
O oficial assumiu na segunda-feira após o desligamento de seu antecessor e já está respondendo pelo comando dos Bombeiros em Santa Cruz. Em razão de questões administrativas, a solenidade oficial para troca de comando deverá ocorrer entre os meses de fevereiro e março, em data a ser definida pelo Comando Geral dos Bombeiros.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade