O cultivo do tabaco é a principal fonte de renda da família Bender, residente na Linha Pinhal, interior do município de Herveiras. Contudo, há dois anos, o jovem Gionatan Rafael Bender, apoiado pelos pais Licirio e Clarenice, decidiu investir na produção de morangos. Na sexta-feira, 11, o jovem agricultor oficializou o início da colheita do morango na propriedade da família.
Segundo o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Claiton Marques, que acompanha o projeto, o jovem vem buscando a diversificação da propriedade. “A família é uma tradicional produtora de tabaco, mas vem desenvolvendo outras atividades, como piscicultura e a produção de morangos”, frisou o extensionista. O interesse pelo cultivo iniciou em 2014, com o plantio de 100 mudas de morango na forma tradicional, no solo. Devido a grande procura pela fruta por parte da comunidade local, Gionatan decidiu aumentar a produção. Para isso, ele buscou apoio da equipe da Emater/RS-Ascar do município de Herveiras, a qual proporcionou uma visita ao munícipio de Vale do Sol, com o objetivo de o jovem conhecer outros produtores que já trabalham com a cultura.
Após a visita técnica, foi construída uma estufa com 250 metros quadrados na propriedade dos Bender, onde foram cultivadas, em junho deste ano, cerca de 4 mil mudas em substrato, que estão em fase de colheita. “Essa técnica de plantio facilita o manejo, tendo em vista que o uso sucessivo do solo sem a devida rotação de culturas e o manejo adequado têm aumentado os danos causados por fungos, bem como facilita a mão de obra, pois o trabalho é feito pela pessoa de forma ereta (em pé), além de possuir uma melhor ventilação, o que diminuiu os problemas de doenças na cultura”, explica Marques.
Publicidade
Ainda segundo o extensionista, inicialmente o investimento para o cultivo de morangos em substrato é um pouco elevado. Contudo, a estrutura pode durar por vários anos e as mudas, se bem conduzidas, podem durar por até três anos, o que dilui o investimento inicial. Além de comercializados na propriedade rural da família, os morangos produzidos na propriedade da família Bender também são vendidos na feira do produtor rural do município e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
A experiência com os morangos motivou a família. Agora, Gionatan pretende, além de aumentar a área cultivada com morangos, incluir outras culturas na propriedade, já sendo cultivada uma pequena área com amoras e planejado o plantio de hortaliças.
Publicidade