Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SUSTENTABILIDADE

JTI reduz em 1,8 milhão o uso de copos plásticos em suas unidades

Em um momento em que o mundo volta suas atenções para o debate climático e a realização da COP-30 aqui no Brasil, a JTI reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, a partir de diversas iniciativas que já fazem parte do escopo de atuação da empresa e de ações que, no dia a dia, geram impactos tanto de eficiência operacional quanto de responsabilidade ambiental. Uma dessas iniciativas é a substituição de copos plásticos por modelos reutilizáveis feitos com fibra de bambu, um material de fonte renovável e menor impacto ambiental.

A primeira fase da iniciativa foi implementada em diversas operações da JTI, como a fábrica de cigarros, a processadora de tabaco da JTI em Santa Cruz do Sul, além do Centro de Desenvolvimento e Treinamento em Extensão Rural (Adet) e em duas unidades da operação de market em São Paulo (SP). “Em apenas um ano, eliminamos o uso de 1,8 milhão de copos plásticos, o que representa uma redução de 14,6 toneladas de resíduos e 127 toneladas de CO₂, o equivalente ao carbono armazenado por aproximadamente 100 árvores”, destaca Maiara Rodrigues, gerente de EHS da JTI Brasil.

LEIA TAMBÉM: Cartinhas de Natal podem ser adotadas nas agências dos Correios até o dia 10

Publicidade

Com os resultados positivos, a JTI avança agora para a segunda fase de implementação do uso dos copos, com a expansão prevista para todas as filiais da empresa no Brasil, completando assim, 100% de cobertura nacional. “Ao atingir todo o escopo planejado, a projeção é de que, em cinco anos, a companhia evite o uso de 14 milhões de copos plásticos, com redução estimada de 110 milhões de quilos de resíduos e 950 milhões de quilos de CO₂ emitidos”, comenta Maiara. Além disso, a experiência brasileira está sendo considerada para ser replicada nas operações da empresa no México e Bolívia.

“Essa iniciativa reflete a forma como encaramos a sustentabilidade aqui na JTI, pois olhamos para esse tema como um investimento no futuro”, afirma Juliano Zuege, líder da fábrica de cigarros da JTI no Brasil. “Mesmo sendo uma opção mais cara, comparando com o copo de plástico comum, o copo de fibra bambu é uma escolha que reduz significativamente o impacto ambiental e reforça nosso compromisso com práticas responsáveis no dia a dia. Isso significa que priorizamos o consumo consciente de todos os nossos recursos, e a substituição dos copos é só uma fração do que temos feito em termos de responsabilidade ambiental.”

LEIA TAMBÉM: Alunos da Escola Leonel Brizola participam de experiência em planetário móvel

Publicidade

A iniciativa de substituição dos copos caminha lado a lado com a campanha Zero Perda na Fábrica de Cigarros, que estimula uma cultura de conscientização sobre o uso racional de recursos, com iniciativas voltadas à redução do consumo de energia e água, reutilização de materiais e incentivo a hábitos mais sustentáveis junto aos colaboradores. “Essa é uma ação que faz parte do conjunto de práticas que reforçam o compromisso global da JTI de reduzir 47% de suas emissões de CO₂ até 2030. Por meio dessa iniciativa, podemos nos posicionar como referência em inovação e responsabilidade ambiental dentro do grupo”, reforça Juliano.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.