Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Pedalando no Lago

Lago Telmo Kirst contará com sistema de bicicletas compartilhadas em 2026

Foto: Évelin Nyland

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul apresentou, na manhã desta sexta-feira, 19, no Salão Nobre do Palacinho, o novo sistema de bicicletas compartilhadas do Projeto Pedalando no Lago, iniciativa que moderniza e amplia o uso das bikes no Lago Prefeito Telmo Kirst, mais conhecido como Lago Dourado. A ação é uma parceria entre o Município, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e o Clube Santa Ciclismo, e marca um novo momento para um dos projetos de lazer mais tradicionais da cidade.

Criado em 2015, o Pedalando no Lago oferece bicicletas gratuitamente à comunidade como opção de lazer saudável e sustentável em um dos principais pontos turísticos de Santa Cruz do Sul. Atualmente, cinco bicicletas ficam à disposição dos usuários, com retirada feita de forma tradicional, mediante controle presencial de um servidor municipal e dentro de horários específicos. A partir de de 2026, esse modelo será substituído por um sistema digital e automatizado. A expectativa é que comece a funcionar no dia 20 de fevereiro.

LEIA TAMBÉM: Lago Dourado terá temporada de triathlon a partir de 14 de dezembro

Publicidade

Com a novidade, a retirada e a devolução das bicicletas passarão a ser feitas por meio de aplicativo, utilizando QR Code, durante todo o horário de funcionamento do Lago Dourado. Serão disponibilizadas 20 bicicletas, sendo 18 para adultos e duas infantis. O sistema permitirá o cadastro dos usuários, além de controle e rastreabilidade do uso, dispensando a necessidade de um funcionário exclusivo para a entrega. A manutenção das bikes seguirá sendo realizada pela Santa Ciclismo.

Para a secretária municipal de Turismo, Jaqueline Marques de Souza, a modernização do projeto representa mais um avanço para o turismo local. Ela enfatizou que o novo sistema, além de moderno, é seguro, acessível, e gera benefícios tanto para moradores quanto para turistas, além de economia para o poder público. “Tínhamos que trazer algo novo e agora vamos entregar para a comunidade um sistema que estará instalado em um dos pontos turísticos mais frequentados da cidade”, destacou.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz sobe de posição no ranking de maiores economias do RS

Publicidade

O presidente da Santa Ciclismo, Carlos Corrêa da Rosa, disse que o novo modelo vem para solucionar dificuldades existentes no uso das bicicletas. “Precisávamos ajudar o município, por isso buscamos informações e, em reunião com a secretária Jaqueline, iniciamos o projeto que hoje estamos apresentando. Temos em Santa Cruz do Sul um lugar único que é o Lago Dourado, um verdadeiro diamante que estamos lapidando”, afirmou, lembrando ainda do potencial do espaço para atividades esportivas de grande porte.

Em sua fala, o prefeito Sérgio Ivan Moraes destacou o momento de intensa atividade da Administração Municipal e a importância das parcerias para o desenvolvimento da cidade. Ao final ele assinou o Termo de Colaboração entre a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Santa Ciclismo, formalizando a parceria que viabiliza a implantação do novo sistema de bicicletas compartilhadas no Lago Dourado.

LEIA TAMBÉM: Lago Telmo Kirst: do generoso Rio Pardinho para as nossas torneiras

Publicidade

Participaram da cerimônia, representantes do Santa Ciclismo, Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Sicredi, Conselho Municipal de Turismo (Comtur), secretários municipais, vereadores, imprensa e comunidade.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.