Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FORMAÇÃO

Lançado o Pacto pela Alfabetização, que visa melhorar o ensino em Santa Cruz

Foto: Rodrigo Assmann

Jane Sabin e Luiz Ricardo Pinho de Moura destacam a qualificação dos trabalhos

Santa Cruz do Sul lançou na tarde dessa quinta-feira, 12, uma iniciativa para qualificar o processo de ensino e aprendizagem nas escolas da rede municipal. Trata-se do Pacto pela Alfabetização, feito em parceria com o instituto Raiar.

A ação contempla alunos da pré-escola, do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O material que será utilizado pelos estudantes na sala tem como base pesquisas pautadas na neurociência. Além disso, o pacto envolve a estruturação de ensino, a formação continuada, gestão pedagógica e monitoramento.

LEIA MAIS: Partiu Futuro Reconstrução apresenta 15 jovens aprendizes em Santa Cruz

Publicidade

A apresentação ocorreu no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), para os professores e demais envolvidos para alinhar as estratégias e garantir a implementação. Para incentivar os educadores, o decreto que estabelece o pacto prevê uma bolsa-aperfeiçoamento. O valor varia de R$ 300,00 a R$ 500,00 por mês para aqueles que participarem da formação. 

Juliana Breunig Sehnem, subsecretária de Educação, explicou que o objetivo é melhorar os indicadores de alfabetização do município. “Quando assumimos no ano passado, nos deparamos com números alarmantes. Tínhamos os dados de 2024, no qual menos de 50% das crianças no segundo ano estavam plenamente alfabetizadas. Então começamos a pensar em estratégias e, consequentemente, na formulação da lei”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: IEL-RS abre 65 vagas de estágio e bolsas

Publicidade

Foco em português e matemática

O reflexo da não alfabetização na idade certa pode ser visto nos indicadores: no 9º ano, apenas 36% atingiram o nível adequado de aprendizagem em língua portuguesa, enquanto na matemática 16% alcançaram a proficiência. 

A expectativa, segundo Juliana, é que até o ano que vem o índice em português e matemática para o segundo ano aumente para 70%. Ela ressaltou que, em 2024, o município já apresentou melhora, subindo 109 posições no Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers). Alcançou a 281ª colocação, com nota média de 62,5. Em 2023, o município ocupava a 390ª posição, com nota média de 56,05.

LEIA MAIS: Eduardo Leite estará em Santa Cruz para volta às aulas na Escola José Mânica

Publicidade

Durante a apresentação, a secretária municipal de Educação, Jane Sabin, afirmou que o decreto está prestes a ser assinado. Destacou que a bonificação é uma maneira de reconhecer as equipes e garantiu que será a virada de chave nas escolas. O responsável pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação, Luiz Ricardo Pinho de Moura, o Chiquinho, reconheceu a iniciativa de Santa Cruz e reforçou que a parceria com a rede municipal está mais forte do que nunca.

Juliana: melhora nos indicadores

Município foca formação em rede escolar

Com o tema Educação em Movimento: Aprender, Partilhar, Transformar, a Secretaria de Educação (SEE) de Santa Cruz iniciou a 2ª Jornada Pedagógica na manhã de dessa quinta-feira, 12. O evento, realizado em parceria com a Unisc, reúne mais de 900 profissionais, entre professores e equipes gestoras da rede municipal.

LEIA TAMBÉM: Pesquisador da Unisc publica artigo inédito no Brasil sobre resistência antimicrobiana

Publicidade

A atividade de formação continuada, que se estende até esta sexta-feira, 13, abrange profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A abertura l ocorreu no auditório central da Unisc e contou com a presença de autoridades locais.

O prefeito Sérgio Moraes enfatizou a integração entre a administração e o corpo docente como motor do desenvolvimento social. “A dedicação dos profissionais da Educação reflete na qualidade do ensino e no crescimento do município”, afirmou.

LEIA MAIS: Sesc abre primeira turma de Ensino Médio em Santa Cruz

Publicidade

A secretária de Educação, Jane Wunder Sabin, reforçou que o objetivo é proporcionar reflexões práticas que serão aplicadas já no início do ano letivo. “A administração tem a educação como prioridade. As atividades desenvolvidas no evento serão repassadas diretamente em sala de aula”, explicou a secretária, que coordena a ação ao lado da subsecretária Juliana Breunig Sehnem.

Próximas etapas

A programação da Jornada Pedagógica não se encerra nesta semana. Uma segunda etapa já está confirmada para os dias 20 e 21 de julho, também no campus da Unisc, onde serão realizadas oficinas específicas por áreas do conhecimento.

Encontro que começou ontem reúne cerca de 900 profissionais de Santa Cruz. Foto: Ana Souza/Divulgação

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE EDUCAÇÃO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.