Foi lançado oficialmente na manhã desse domingo, 4, em Rio Pardinho, o projeto Cantos e Encantos Rurais. Trata-se do primeiro roteiro turístico voltado exclusivamente a localidades do interior de Santa Cruz do Sul, sob responsabilidade da Associação de Turismo Rural. A proposta é organizar, por meio das agências de viagens parceiras, grupos de 20 a 30 pessoas para um roteiro por cinco empreendimentos: Recanto Aromas do Monte, em Monte Alverne; Nó de Pinho – Arte em Madeira; Sítio Thomas Ecke; Sítio Pedagógico Paraíso; e Brasiliana Cozinha Criativa, todos os quatro em Rio Pardinho.
LEIA MAIS: Roteiro vai destacar as belezas do interior de Santa Cruz

Conforme explica o presidente da associação, Alexandre Guedes, a discussão começou ainda em 2021, quando alguns integrantes realizavam um curso de capacitação em turismo rural no Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Com a ajuda da Emater/RS-Ascar, que auxiliou com a burocracia, a instituição foi criada.
Publicidade
“Começamos a trabalhar e ver as atribuições, que não são poucas, mas necessárias se você quer fazer um projeto que, lá na frente, será diferenciado.” Diante disso, foi amadurecendo a ideia do roteiro. “A ideia é que as pessoas possam experimentar o dia a dia de cada um desses cinco empreendimentos, começando às 8 horas e indo até as 18 horas”, diz Guedes.
O passeio começa no Recanto Aromas do Monte, onde os visitantes poderão preparar uma tradicional cuca alemã e, enquanto a iguaria está no forno, conhecer as plantações de lavanda, alecrim e capim-limão. Logo após, será servido um café da manhã no estilo colonial. A segunda parada é na Nó de Pinho Arte em Madeira, onde será possível personalizar e acompanhar esse processo em algumas peças de decoração.
LEIA TAMBÉM: Caminhada aborda a vegetação e a fauna do Cinturão Verde
Publicidade
Depois será o momento de colocar a mão na terra, no Sítio Thomas Ecke, em uma atividade de plantio e colheita de hortaliças orgânicas em uma horta em formato de mandala. No almoço, um autêntico costelão gaúcho, com espetos de madeira e fogo de chão. Para a sobremesa, bergamotas colhidas na hora. A programação da tarde começa no Sítio Pedagógico Paraíso, uma propriedade rural berço dos primeiros imigrantes alemães e que preserva as construções e costumes da época. Nela será possível vivenciar uma imersão cultural e ecológica.
Por fim, o roteiro encerra-se na Brasiliana Cozinha Criativa, uma cafeteria gourmet junto à natureza, onde os turistas poderão saborear uma experiência gastronômica no estilo slow food, ou comer devagar, para apreciar com calma todos os aromas e sabores dos alimentos. Mais informações sobre os pacotes podem ser obtidas nas agências de turismo de Santa Cruz do Sul.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade