Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FUI NA FEIRA

Leitura desde sempre

Os primeiros livros chegaram ainda durante a gestação. Atentos a tudo o que pode ser benéfico para o desenvolvimento de um bebê, passamos a ler para a barriga e contar histórias. O que pode parecer um tanto inusitado, no entanto, é amplamente recomendado. Pesquisas mostraram que o feto já consegue identificar palavras e emoções. Isso contribui também para estimular aspectos sensoriais e fortalecer o vínculo entre pais e filhos. Da teoria à prática, a Verushka e eu temos a convicção e orgulho de que, com o incentivo da escola, ajudamos a formar um novo leitor todos os dias. Hoje, aos 8 anos, o Antônio tem sua biblioteca, pesquisa novidades e já tem uma gaveta com dezenas de livros que escreveu e ilustrou. E com isso, desenvolveu um senso crítico que impressiona

Na Feira

A agenda de férias deste ano tinha como parada obrigatória a 35ª Feira do Livro de Santa Cruz e a 1ª Festa Literária Internacional. Fomos no sábado passado, que estava perfeito para um passeio em família. Logo após o almoço, antes da virada no tempo, pegamos o rumo da Praça Getúlio Vargas. A expectativa do Antônio estava nas alturas. Depois de visitar uma livraria dias antes acompanhado pelos professores e colegas do colégio, desta vez ele queria estar entre as bancas e sentir o clima daquele ambiente que é capaz de contagiar a todos. Mal passamos pelo acesso às tendas e a emoção tomou conta quando ele avistou o kit com o álbum do Enaldinho, que se tornou sensação entre a garotada. Com personagens, histórias e adesivos inofensivos – sim, conferi todos antes –, o colecionável é interessante. Tem texto, curiosidades e cumpre seu propósito de estimular a leitura e despertar a imaginação.

Hora dos livros

Do álbum, avançamos para as bancas com literatura infantojuvenil, que já traz textos mais complexos e histórias um pouco mais densas e divertidas. As opções, nesse caso, são quase infinitas. Mas o Antônio já tinha seus preferidos. Entre um expositor e outro, encontrou com a ajuda da mãe As Aventuras de Mike – O bebê chegou!, de Gabriel Dearo & Manu Digilio. Logo adiante, encontrou o diário de um banana 12: apertem os cintos, de Jeff Kinney, que também é um dos líderes entre a garotada com as aventuras da família de Greg Heffley.

Publicidade

Para os pais

Se para a nova geração de leitores, a Feira do Livro é um convite e fonte de inspiração diante de tantas sugestões, para quem já tem um pouco mais de bagagem, o evento é uma oportunidade para revisitar leituras, conferir novidades e garimpar títulos que nunca saem de moda. No nosso caso, A revolução dos bichos, de George Orwell, foi um dos escolhidos. É de 1945, mas sempre atual.

LEIA MAIS DE COLUNISTAS

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.