Dando continuidade à série de entrevistas com secretários de Santa Cruz do Sul, o Estúdio Interativo da Rádio Gazeta 107,9 FM recebeu, na manhã desta quarta-feira, 17, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Leonel Garibaldi. Segundo o secretário, 2025 foi um ano de aprendizado e consolidação. “Diante daquilo que recebemos, estamos entregando mais resultados. Nossa preocupação é dar esse retorno à população”, afirmou.
Ao tratar da evolução de Santa Cruz nos quesitos de desenvolvimento econômico e inovação, Garibaldi destacou a Lei nº 10.123, de 30 de setembro de 2025, instituída a partir do Gauten Parque de Tecnologia e Inovação, que conta atualmente com 23 empresas residentes. Conforme o secretário, a iniciativa foi uma das grandes novidades de 2025 para o fortalecimento de parcerias. “Há a possibilidade de quem deseja contribuir com o fomento à inovação no município por meio de parcerias dentro das estruturas do Gauten”, ressaltou.
LEIA MAIS: “Tivemos 15 óbitos no trânsito em 2025”, afirma secretário de Segurança de Santa Cruz
Publicidade
Garibaldi também falou sobre as parcerias público-privadas no município e afirmou que uma das maiores demandas envolve o aeroporto de Santa Cruz. Segundo ele, ainda não existe uma parceria considerada “ideal” e não há necessidade, neste momento, de o Município ser o administrador do espaço. “Entendemos que existem outras prioridades e que há interessados capazes de contribuir para o desenvolvimento daquele local”, enfatizou.
O secretário mencionou, ainda, a busca ativa por parceiros para viabilizar a criação de um novo aeroporto em Santa Cruz, proposta que, de acordo com ele, foi apresentada pelo prefeito Sérgio Moraes. A área do Distrito Industrial foi apontada como a mais adequada para receber o investimento. “Nós já fomos, inclusive, junto à Secretaria de Planejamento, mapear possíveis locais e identificamos alguns com topografia propícia”, citou. Conforme Garibaldi, a área precisaria comportar um aeroporto de cargas e uma pista com aproximadamente dois quilômetros de extensão.
LEIA TAMBÉM: Nairo Lopes afirma que saúde e asfaltamento são prioridades para o próximo ano
Publicidade
Em relação ao balizamento noturno do aeroporto de Linha Santa Cruz, o secretário relembrou que um projeto foi elaborado e encaminhado à Consulta Popular, por meio do governo do Estado, para viabilizar os recursos necessários à melhoria. A iniciativa foi aprovada e mais de R$ 700 mil devem ser destinados à execução do balizamento. “Para acessar o recurso, é necessário apresentar um projeto bem estruturado, que está sendo elaborado em conjunto com um engenheiro eletricista”, explicou.
Entre outros investimentos, Garibaldi também abordou a criação de um Porto Seco em Santa Cruz. Ele revelou que há uma reunião agendada para a próxima terça-feira, 23, com o superintendente regional da Receita Federal, para tratar do tema. “Estamos incentivando a Receita Federal para que, de fato, coloque em prática a licitação”, afirmou. Segundo ele, há uma posição favorável à implantação do Porto Seco no município.
LEIA MAIS: “Foi necessário ser combativa, mas agora é o momento de proposições”, afirma Nicole Weber Covatti
Publicidade
Ao falar sobre alternativas de acesso a crédito para micro, pequenas e médias empresas, Leonel Garibaldi explicou que uma das ações ocorre por meio do Banco do Povo. O programa Prospera Santa Cruz do Sul, que será lançado em janeiro, permitirá que empreendedores tenham mais facilidade para acessar financiamentos e alavancar seus negócios. “A ideia é contemplar até dez empreendimentos, com um alcance de financiamento de até R$ 1,5 milhão”, concluiu.
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade