Close sidebar

Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Livros

Literatura: 11 casais da ficção para se inspirar neste Dia dos Namorados

Foto: Pixabay

O Dia dos Namorados, celebrado neste sábado, 12 de junho, é ideal para refletir sobre as relações e buscar na literatura inspirações para a vida amorosa. Mas, será que os casais da ficção são exemplos de inspiração para um relacionamento? Na maioria das vezes sim e eles comprovam que existe amor onde menos se espera!

Abaixo estão elencados 11 casais apaixonados da literatura: de mocinhos de época, à deuses da mitologia grega e relacionamentos LGBTQIA+. Perceba as principais características desses pombinhos e depois pense: com qual casal você mais se identifica?

LEIA TAMBÉM: Refrigerador disponibiliza livros à população

Orgulho e Preconceito

Você vai se encantar pelo amor “gato e rato” entre o orgulhoso e rico Sr. Darcy e Elizabeth Bennet, a jovem irônica e astuta de Orgulho e Preconceito.

Sinopse: na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de 20 anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.

Autora: Jane Austen | Páginas: 320

D’Angelo – O Viajante de Conca

A classe e a discrição de Matteo e Valentina no romance de época “D’Angelo – O Viajante de Conca”, que se passa na Itália do pós-guerra.

Sinopse: D`Angelo – O Viajante de Conca é um romance de época que se passa na Itália, em um cenário entre Milão e a Costa Amalfitana. Depois de perder a mulher e a filha, o único motivo de viver para Matteo é seu filho de 14 anos, enquanto mantém suas lojas de roupas finas. O tempo passa e o destino conduz Valentine à loja de Matteo para comprar um vestido. De imediato eles sentem como se conhecessem de outras vidas e passam a se comunicar constantemente. A atração entre os dois aumenta de forma intensa e se transforma em um amor que traz novas perspectivas para a vida de Matteo. Porém entre eles existe a distância. Morando em Milão e cuidando das lojas, ele não pode deixar os negócios nas mãos do filho, que ainda é muito jovem. Ela vivendo em Conca dei Marine, na Costa Amalfitana, é dona de um hotel e precisa estar no comando de seus negócios. Ele passa a visitá-la com certa frequência, mas seriam essas viagens suficientes para manter aquele amor? Este romance vai fazer você viajar no tempo e nas belas paisagens italianas, despertando-lhe o desejo de querer conhecer cada local onde os personagens vivem suas histórias.

Autor: Sérgio Giacomelli | Páginas: 294

Eros: Um amor proibido

O apreço pelo esteticamente belo e a mística de Eros e Psique, na releitura para o público jovem adulto do mito grego “Eros: Um amor proibido”.

Sinopse: quando recebeu sua missão como deus, Eros definitivamente não esperava por ela. Psiquê DiLaurentis é conhecida pela sua determinação e foco nos estudos — afinal, o curso de Filosofia é tudo o que ela sempre desejou. E o que não deixa de chamar a atenção dele é sua beleza arrasadora, a qual ele rapidamente percebe ser o ponto central de sua missão. Os olhos verdes da mortal o desafiam… e prometem enigmas. Os quais Eros adoraria desvendar. O deus se deixa levar pela atração que surgiu no momento em que seus olhares se chocaram naquele bar de Chicago, aparecendo muito mais do que o previsto na vida dela. A mortal não tinha planos de se envolver com alguém, mas as piadas sempre sujas e eletrizantes a fazem perder o fôlego todas as vezes. Não é à toa que Eros é aquele a finalmente fazê-la entender o que sempre questionou em seu curso: o desejo carnal. No meio de um jogo sensual e predatório, Eros encontra nela a esperança que traz consigo há anos; e Psiquê sente que pode cicatrizar a ferida de um amor passado ao lado dele. Logo, um sentimento catastrófico e proibido começa a surgir no peito de ambos… e é quando Psiquê descobre a real identidade de Eros que tudo se resume a ruínas.

Autora: Fernanda Schmitt | Páginas: 316

LEIA TAMBÉM: Escritores locais disponibilizam livros de maneira gratuita

Valentine

A pegada e o fogo de Valentine e Brian, o Doc, no romance erótico “Valentine”, que enaltece o empoderamento feminino.

Sinopse: o Doutor Brian Powell, ou Doc como era conhecido pelos amigos, acompanhava de perto o sofrimento do presidente do Selvagem Moto Clube devido a uma grave doença. A morte se aproximava e a sucessão do seu legado estava gerando uma grande disputa. John Savage nunca quis que a família se envolvesse com seus negócios, mas sua filha Valentine estava disposta a lutar pelo cargo que lhe era de direito. Ninguém a conhecia o suficiente para dar apoio, no entanto isso não a desmotivaria a alcançar seu objetivo. O primeiro contato que Valentine teve com um dos membros do Moto Clube foi explosivo, mas Doc estava determinado a ser um aliado, além de um bom amante. Ele já a queria muito antes mesmo de a ver pela primeira vez. Entre atentados e preconceito, Doc e Valentine terão que lutar para preservar a paz do Selvagem e não se perderem entre as armadilhas causadas pela superproteção.

Autora: Mari Sales | Páginas: 244

Stepsister

O sombrio e assustador amor de Isabelle, meia-irmã feia da Cinderela, pelo Príncipe Encantado, em Stepsister.

Sinopse: “Ela tentou se adequar aos padrões. Tentou viver de acordo com as expectativas de sua mãe. Tentou ser doce e bonita. Um por um, ela cortou pedaços de si mesma a fim de sobreviver em um mundo que não valoriza garotas como ela.” Isabelle deveria estar exultante – afinal, está prestes a conquistar um lindo príncipe. Só existe um porém: ela não é a bela garota que perdeu o sapatinho de cristal, cativando o coração do príncipe. Ela é apenas a meia-irmã feia que cortou os dedos do pé para fazer caber o sapatinho… que agora está completamente sujo de sangue. Quando o príncipe se dá conta da tentativa de Isabelle em enganá-lo, a recusa é inevitável e humilhante. Mas nada além do que ela merece: Isabelle é uma garota de aparência normal em um mundo que valoriza a beleza, uma moça determinada em um mundo que exige sua subserviência. Até que… ela se depara com a oportunidade de mudar seu destino, e com isso provar o que as meias-irmãs feias sempre souberam: é preciso muito mais do que meros tormentos para despedaçar uma garota.

Autora: Jennifer Donnelly

Elegidos

A coragem de Edgar e Cody, em viver um amor LGBTQIA+ num mundo distópico e em uma obra de ficção científica chamada “Elegidos”.

Sinopse: Frederico Alves não esperava que sua vida mudasse de forma alguma. Com três empregos e uma avó com Alzheimer, estava acostumado com o que tinha. As notícias sobre uma possível guerra entre os apoiadores de Edgar Blake e o Leste Sombrio nunca foram de sua importância até ser chamado para fazer um serviço na Prefeitura. O que parecia ser um dia normal de trabalho, termina com Frederico sendo um herói nacional por ter salvo o presidente da Área 90 enquanto os misteriosos Elegidos foram apagados das notícias. Visto por alguns como magia e por outros como mutação, os Elegidos são humanos com habilidades extraordinárias, assim como parte da população mundial, o que inclui Frederico. A proposta para entrar no Projeto 375 veio em seguida e, mesmo com os riscos, o rapaz aceitou.

Autora: Anna Andrade | Páginas: 380

LEIA TAMBÉM: Dia Nacional do Livro: influenciadores fazem leituras coletivas em vídeo

Italiana

O amor incandescente entre os jovens Nita e Luca em “Italiana”, romance de época que atravessa continentes e chega ao Brasil.

Sinopse: Antonieta é uma jovem simples e com pensamentos a frente de seu tempo, sempre se questionando se o que vê e ouve é o certo. Contudo, mesmo não concordando com a decisão de seus pais, Nita, como gosta de ser chamada, sabe que o séculos XVII está sendo um dos piores para a Itália e sua família, trazendo crises econômicas e fome, deixando apenas uma única solução viável: se mudar para o Brasil.

Autora: Raphaela Barreto | Páginas: 292

Trono de cangalha

A mistura entre o sagrado e o profano protagonizada por Láercio Ramalho e Carol, com tórridos momentos de amor testemunhados pela natureza edênica do Cerrado.

Sinopse: o que você faria se a miséria e a violência fossem uma constante em sua vida? Se a sua mãe precisasse se prostituir para que você não morresse de fome? Você lutaria para mudar esta realidade, ou se conformaria com o destino que lhe fora sentenciado? Até que ponto você seria capaz de chegar? Em Trono de Cangalha, os seus paradigmas serão alongados até os confins do imaginável. Você se deleitará com uma linda história de amor, de superação, uma saga que mescla a nobreza de valores humanos com os mais viscerais instintos de sobrevivência. Mas não se engane! Isso aqui não é um conto de fadas. Você também será abduzido, extraído da sua zona de conforto e colocado à beira de um precipício mental. No instante seguinte, despencará do cume mais alto para o fosso mais profundo da sua própria alma. E então, você está preparado? Meu conselho é não pensar muito. Apenas respire fundo e encare este desafio, mergulhe de cabeça nesta aventura literária imperdível, repleta de lirismo e conteúdo histórico.

Autor: Aroldo Veiga | Páginas: 240

Todas as curvas do caminho

O amor entre Clara e Leonardo será mais resistente e forte do que a culpa? Em “Todas as curvas do caminho”, tudo é possível.

Sinopse: Clara e Eva são filhas de duas grandes amigas e nasceram quase ao mesmo tempo. As meninas crescem juntas e se tornam uma dupla inseparável, sustentando uma amizade verdadeira e criando laços mais fortes do que o próprio sangue. Até que um acontecimento na infância das meninas transforma os seus destinos, fazendo com que Clara se sinta culpada pelo sofrimento de Eva e passe a abdicar da sua própria vida em prol da felicidade da amiga. Mas o caminho que une essas mulheres é repleto de curvas traiçoeiras e coloca mais um grande obstáculo em suas trajetórias. Lindo e gentil, Leonardo desperta a paixão de Clara e Eva, colocando-as em lados opostos e exigindo escolhas muito difíceis de serem feitas. O que falará mais alto nesse turbilhão de emoções? Será a culpa, a amizade ou o amor verdadeiro? Uma história sobre uma lealdade que ultrapassa os limites da razão.

Autora: Gisele Fortes | Páginas: 139

Contos de Awnya: RAVEL

A jornada cheia de magia e mistérios do mago Ravel e a elfa Elowin na fantasia medieval “Contos de Awnya: RAVEL”.

Sinopse: e se você fosse o seu maior inimigo? Esta é a grande questão de Ravel, um talentoso mago que desenvolveu intolerância à magia. Toda vez que conjura um encantamento ou um feitiço o seu corpo sofre graves consequências, pondo em risco a sua própria vida. Entretanto, foi em uma de suas crises provocadas pelo uso insistente da magia, que descobriu uma possível solução para a sua condição. O problema é que o caminho escolhido poderá guiá-lo para a destruição antes mesmo da resolução! Desbrave este mundo de fantasia medieval cheio de ação, magia, criaturas míticas e de aventuras nos mais diversos cenários, desde florestas, um vasto oceano, até um deserto de areias escaldantes!

Autor: Flavio A. S. Fernandes | Páginas: 480

Delito latente

Betina Zetser e Bruno Jopson ultrapassam o limite das suas existências e vivem em um thriller policial de tirar o fôlego.

Sinopse: um homem perturbado, os limites da ética. A tênue linha entre o bem e o mal. No último volume da série, Betina Zetser e Bruno Jopson precisarão enfrentar desafios que, além de conduzi-los ao limite das suas existências, trarão consequências drásticas na relação do casal. Após ser diagnosticado com um grave problema de saúde, Bruno é submetido a um transplante de fígado. Tudo corre bem com a cirurgia e os prognósticos para sua recuperação são favoráveis, mas ao tomar conhecimento sobre a origem do órgão doado, Betina, com a ajuda de um destemido e intuitivo repórter, começa uma obstinada investigação para descobrir as circunstâncias da morte do doador. Com o avanço dos trabalhos, ela suspeita que práticas adotadas em um hospital de São Paulo escondem as reais intenções do atendimento médico. Enquanto isso, não percebe que o verdadeiro perigo está mais próximo do que imagina.

Autora: Luciana de Gnone | Páginas: 350

LEIA TAMBÉM: Autora de Sinimbu psicografa livros que tratam da adolescência

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.