Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ANÁLISE DA FEPAM

Locais da região estão aptos a receber banhistas, diz último boletim de balneabilidade

Foto: Rafaelly Machado

Praia conta com boa faixa de areia para possibilitar o banho de rio aos frequentadores

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou, nessa sexta-feira, 28, o 11º boletim do projeto Balneabilidade 2024-2025. Na 15ª e última semana de monitoramento do projeto nesta temporada, dos 93 pontos analisados, no litoral e no interior, 87 estão próprios para banho e seis aparecem na lista de impróprios para receber banhistas. Todos os balneários da região do Vale do Rio Pardo estão aptos.

A Fepam mantém o alerta e as recomendações aos banhistas, que devem continuar observando as características das águas pelo resto do ano. A orientação é que a população evite tomar banho em locais que apresentem proliferação das algas cianobactérias. Cianobactérias (algas azuis) são micro-organismos potencialmente produtores de toxinas. Em condições ideais (concentrações de nitrogênio e fósforo aumentadas, temperaturas elevadas e disponibilidade de luz), as cianobactérias reproduzem-se de maneira exagerada, causando as famosas florações.

LEIA TAMBÉM: Em dias de calor extremo, termômetro mostra que arborização auxilia para clima mais ameno

Publicidade

O projeto Balneabilidade retornará em novembro deste ano para a temporada 2025 – 2026. Os banhistas podem seguir as recomendações da Fepam ao longo do ano.

Recomendações contínuas

  • Evitar tomar banho em época chuvosa, nas primeiras 24 horas após chuvas intensas, em períodos de cheia dos rios ou em canais pluviais, saídas de córregos ou rios que afluem nas praias, pois as águas podem estar contaminadas por esgotos domésticos. 
  • Não tomar banho em locais com concentração de algas, pois podem conter toxinas prejudiciais à saúde.
  • Manter atenção especial com crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.