O prefeito Telmo Kirst assinou na quarta-feira, 9, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Porto Alegre, o acordo de cooperação técnica para que o sonho de receber uma locomotiva se concretize. O modelo, estilo a vapor, está atualmente instalado na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). O próximo passo será o transporte da estrutura, que vai ficar acoplada ao vagão existente junto à antiga Estação Férrea.
O secretário municipal de Educação e Cultura, Nasário Bohnen, está em Canoas resolvendo os detalhes relativos ao translado da locomotiva. Ele afirmou, em entrevista à Rádio Gazeta, que a estrutra deve chegar em Santa Cruz em aproximadamente três semanas. Bohnem contou ainda que, quando a estutura estiver na cidade, deverá passar por reformas. A antiga Estação Férrea, atual Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, onde ficará a locomotiva, também passará por modificações. “Vai ser um complexo cultural muito bonito, que vai contar a história do desenvolvimento de Santa Cruz, porque a locomotiva foi fundamental para isso”, garantiu.
A iniciativa pretende resgatar um projeto iniciado ainda em 2005 e que tem por objetivo contar a história do desenvolvimento de Santa Cruz e região por meio da ferrovia.
Publicidade