Com ações educativas, depoimentos reais e envolvimento multiprofissional, a clínica reforça que viver com Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), Espondilite Anquilosante ou Lúpus é possível com diagnóstico correto, cuidado contínuo e suporte afetivo.
Durante todo o mês de maio, a Saint Gallen – Ações e Terapias em Saúde realiza a campanha “AUTOAMOR para transformar”, com o objetivo de acolher, informar e inspirar pacientes com doenças autoimunes, como Crohn, Retocolite Ulcerativa, Lúpus e Espondilute Anquilosante. Com conteúdos educativos a clínica busca encurtar o tempo entre os sintomas e o diagnóstico, e mostrar que qualidade de vida é possível quando o cuidado é feito com excelência e afeto.
Um mês para transformar realidades com informação, empatia e tratamento adequado
O Maio Roxo é um movimento internacional voltado principalmente à conscientização sobre as Doenças Inflamatórias Intestinais (como Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa). Na Saint Gallen – Ações e Terapias em Saúde, abraçamos também outras doenças autoimunes cuja conscientização acontece ao longo do mês de maio, como o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) e a Espondilite Anquilosante (EA), unificando as iniciativas em uma só campanha: AUTOamor para transformar. Essas são algumas das mais de 80 doenças autoimunes conhecidas pela medicina — condição em que o sistema imunológico ataca o próprio corpo, gerando inflamações e sintomas crônicos.
“São doenças muitas vezes silenciosas no início e de difícil diagnóstico. Nosso papel como profissionais é ouvir o paciente com atenção, buscar os sinais clínicos, realizar os exames indicados e acolher suas dores com empatia”, afirma o gastroenterologista da Saint Gallen, Dr. Claudio Rodrigues.

Além do atendimento médico especializado, o cuidado com quem convive com doenças autoimunes exige suporte interdisciplinar. Nutrição, enfermagem e psicologia são parte importante dessa jornada. “A alimentação tem impacto direto na qualidade de vida de quem tem Doença de Crohn, por exemplo. Mas o segredo não está em restrições drásticas, e sim em entender o corpo e fazer ajustes que ajudem o paciente a viver bem, considerando suas preferências, rotina e condições”, explica a nutricionista da clínica, Carina Kappaun.

Na recepção, nos corredores e nas salas de atendimento, a campanha é sentida não apenas nos materiais informativos, mas no nosso jeito de cuidar. “Acolher o paciente faz parte do nosso cuidar. Acreditamos que segurança também se faz com escuta e com vínculo”, pontua Geovana Onófrio, Coordenadora e RT de Enfermagem da Saint Gallen – Ações e Terapias em Saúde.
Entre as doenças autoimunes abordadas na campanha, estão aquelas tratadas por reumatologistas, como o Lúpus e a Espondilite Anquilosante. A Dra. Camila Schaffer, médica reumatologista da Saint Gallen, destaca que o diagnóstico precoce e o cuidado integral são essenciais para o controle da doença. “O Lúpus é uma condição que exige um olhar atento não apenas para o físico, mas também para o emocional do paciente. É uma doença que mexe com o psicológico, e por isso, para além do medicamento correto, a escuta sensível e o suporte à saúde mental precisam também fazer parte do tratamento”, afirma Camila.

Excelência que se vê na prática
Referência regional no atendimento de pacientes com doenças autoimunes, a Saint Gallen – Ações e Terapias em Saúde atua com protocolos científicos atualizados e um modelo de cuidado centrado no paciente. A clínica é certificada com o Selo de Qualidade ONA (Organização Nacional de Acreditação), que atesta excelência em segurança, gestão e assistência.
A campanha Maio Roxo segue até o final do mês com ações presenciais, conteúdos digitais e a oferta de um teste gratuito que ajuda a identificar se a dor nas costas tem origem mecânica ou inflamatória — um dos sinais de alerta para Espondilite Anquilosante.
“Queremos que o paciente entenda que não está sozinho. Com o diagnóstico certo e uma equipe comprometida, é possível conviver com doença autoimune, como lúpus e a espondilite anquilosante, por exemplo, e ter qualidade de vida”, reforça a Dra. Tatiane Fortuna Bruxel, médica reumatologista da Saint Gallen.

📞 Para agendamentos e mais informações:
Saint Gallen — Ações e Terapias em Saúde
Clínicas em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires
Telefone e WhatsApp: (51) 3056-8686
Atendimentos particulares e por convênios: Ipê Saúde, Cabergs, Cassi, Saúde Caixa, entre outros.