Alternativa para a diversificação nas pequenas propriedades, a pecuária leiteira ganhou atenção na Expoagro Afubra por meio da Emater/RS-Ascar, nesta sexta-feira, 25. Os produtores tiveram acesso a informações para melhorar a qualidade do leite fornecido às indústrias, o que garante mais remuneração.
O médico veterinário e extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Martin Schmachtenberg foi o responsável por explicar as melhores técnicas de manejo e ações para qualificação da estrutura, como uma sala de ordenha adequada. “É importante fazer um fosso para que o ordenhador fique de pé. O ambiente deve ser ventilado, mas que tenha uma boa proteção para os meses mais frios”, destacou.
A alimentação dos bovinos leiteiros também esteve em pauta, com esclarecimentos sobre as melhores opções para silagem, forrageiras e pastagens. Outra questão abordada no espaço foi o uso de medicamentos, como os antibióticos para mastite. “O produtor deve ficar atento para não incluir o leite das vacas em tratamento com o restante, para não correr o risco de perder toda a produção do dia”, alertou Schmachtenberg.
Publicidade