Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ASTOR WARTCHOW

Manifesto Empreendedor

Com a liderança da quase centenária Federasul (Federação de Entidades Empresariais-RS), criada em 1927, e com a coparticipação da Agas (Associação Gaúcha de Supermercados), da AGV (Federação Associação Gaúcha de Varejo), da CDL-POA (Câmara doe Dirigente Lojistas), da Federação Varejista-RS, do Setcergs (Transporte e Logística), do Sindilojas (Sindicato do Sistema Comércio) e do Sindienergia-RS (Energias Renováveis), foi apresentado o Manifesto Empreendedor 2026 (96 páginas).

Fruto de estudos e debates que inclusive consideram circunstâncias mundiais atuais, a exemplo de mudanças climáticas, geo-políticas e tecnologias em curso, trata-se de uma série de reflexões, diagnósticos, cenários, estratégias e metas regionais e nacionais.

LEIA MAIS: As confrarias

Publicidade

Entre outras indagações provocativas, de imediato e em modo singelo, o Manifesto pergunta: “Qual Estado queremos celebrar em setembro de 2035, nos 200 anos da Revolução Farroupilha? Que país e mundo serão possíveis em setembro de 2045, no marco dos 100 anos do final da 2ª Guerra Mundial?”

Observadas e consideradas reflexões de cientistas e pensadores, no capítulo “Risco mundial diante das megatendências da revolução tecnológica” há uma ótima síntese do momento e das perspectivas mundiais.

LEIA TAMBÉM: Poder e corrupção

Publicidade

No capítulo “Desafios do Brasil e do Rio Grande Sul” há uma severa sucessão de observações e dados que elevam as críticas socioeconômicas, a exemplo da seguinte frase: “Com narrativas que sustentam políticas públicas equivocadas e dividem a população, chegamos a um momento em que não conseguimos preencher milhões de vagas de emprego, comprometendo nossa capacidade produtiva e limitando o potencial de arrecadação de impostos mais justos sobre todos, enquanto trabalhadores e empreendedores perdem renda e capacidade de consumo.”

Na sequência do Manifesto há uma série de diagnósticos, cenários e análises que fundamentam um Mapa de Ações, cujas propostas objetivam “organizar prioridades, alinhar vocações regionais e oferecer diretrizes aos governos, aos setores produtivos,às academias e à sociedade civil, de modo que possam convergir na construção de políticas públicas e projetos estruturantes”.

LEIA MAIS: Piratas do Caribe

Publicidade

Em resumo, trata-se de um trabalho que merece a leitura e a atenção dos cidadãos, sobretudo das lideranças sociais, políticas e empresariais, sejam municipais, estaduais e federais, sejam de pequeno, de médio e de grande porte e representatividade. Mas sobretudo a leitura e atenção dos jovens!
Visite.

LEIA MAIS TEXTOS DE ASTOR WARTCHOW

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.