O Grêmio venceu o Fortaleza por 2 a 1 na Arena e reduziu a pressão no Brasileirão. Com 20 pontos na classificação, abriu cinco de diferença para o Santos, primeira equipe no Z-4. O técnico Mano Menezes sublinhou o alívio na pressão e explicou sobre uma mudança tática importante: Alysson como meia central e Riquelme como um ponta pela esquerda.
“Estabelecemos uma ideia tática diferente em relação aos jogos diferentes. Nosso atacante ficava muito isolado. Entendia que o Alysson estava ficando muito no flanco e queria um jogador por dentro que se juntasse mais. Fizemos com os dois porque Riquelme fez de fora para dentro. A bola do segundo gol deixa bem claro. Podemos avançar nisso. Acho que o caminho é esse para tirar o melhor de cada um. São jogadores que definem bem, Braith conseguiu ter uma parceria mais próxima e cresceu. É o que a gente quer. Deixei o Kike na extrema porque o Carioca (Gustavo Martins) não é lateral. Era necessário um jogador de profundidade ali”, justificou.
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Publicidade
O resultado, conforme Mano, abre uma brecha para o time evoluir a partir de uma diminuição de pressão. “A gente pode fazer tudo no futebol, mas as vitórias são fundamentais para dar um passo à frente, diminuir a pressão que atrapalha, que faz o jogo simples ficar difícil. A vitória diminui a pressão para o jogo seguinte, que é fora, porque você fez a obrigação em casa. O campeonato está tão perto que estamos a dois pontos do oitavo, que é o São Paulo, que tem um jogo a mais. Passar por esse momento fazendo um resultado como fizemos era fundamental”, analisou.
Villasanti pode ser preservado
Dúvida do Grêmio até momentos antes da bola rolar na Arena, Villasanti atuou por 90 minutos na vitória sobre o Fortaleza. Porém, a questão médica continua preocupando, sendo capaz de transformá-lo em desfalque para o jogo contra o Fluminense, no próximo sábado, 2, às 21 horas.
A justificativa oficial do clube para deixar o volante de fora contra o Palmeiras, na rodada anterior, foi um quadro de gastroenterite. Contudo, informações circulam nos bastidores e apontam que o atleta convive com dores no púbis. Alex Santana e Edenilson são as opções para substituí-lo.
Publicidade
Além de perder o lateral-esquerdo Marlon e o atacante Cristian Olivera por suspensão, o treinador gremista ganhou uma possível ausência na lateral direita, onde o zagueiro Gustavo Martins, que vinha sendo improvisado na função, deixou o campo mais cedo com uma suspeita de lesão muscular.
LEIA MAIS: Jaque Weber e Fernanda Borges encaram Troféu Brasil em São Paulo
Braithwaite explica comemoração com chapéu
Contra o Fortaleza, os dois gols foram marcados por Braithwaite, de pênalti, ainda no primeiro tempo. Logo após marcar pela primeira vez, o dinamarquês pegou um chapéu para comemorar, o que chamou a atenção dos torcedores e dos espectadores da partida.
Publicidade
“Foi para dar um pouco de amor para a torcida. Faz um ano que estou aqui e foi um bom dia para fazer isso. Estou muito contente”, explicou o jogador.
Proposta por André Henrique é recusada
O Grêmio recusou uma investida do exterior por André Henrique, 23 anos. O Ludogorets, da Bulgária, fez uma oferta para levar o atacante por empréstimo. A proposta do clube búlgaro era para que o atacante ficasse por empréstimo na Europa até o fim a temporada europeia, em junho de 2026.
O Ludogorets ofereceu cerca de R$ 2,5 milhões pela negociação, mas o Grêmio recusou a investida. Atualmente, André Henrique passou a ser a terceira opção para o setor. No fim de 2023, o Grêmio pagou R$ 6,4 milhões ao Hercílio Luz por 40% dos direitos do atleta. Desde 2022 no clube, André tem 56 jogos. Ele marcou oito gols e deu três assistências no período.
LEIA MAIS: Presidente da CBF e deputada federal são alvos de operação
Publicidade
quer receber notícias de Santa Cruz do Sul e região no seu celular? Entre no nosso NOVO CANAL DO WhatsApp CLICANDO AQUI 📲. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça agora!