Marcelo Medeiros, piloto da TAG Racing, venceu a 10ª etapa do 45° Rally Dakar entre Quadriciclos FIM. O maranhense finalizou o dia em 2h04min28. No acumulado geral da competição, o titular da Yamaha Raptor 700, #159, permanece na 11ª posição, com o total de 75h39min39.
Nesta quarta-feira, 11, os competidores entraram no Empty Quarter, uma imensidão de areia e dunas no Sudeste da Arábia Saudita, onde permanecem nas próximas duas etapas. O deslocamento entre Haradh e Shaybah foi de 623,94 quilômetros, mas a especial cronometrada foi de apenas 113.
LEIA MAIS: Marcelo Medeiros fecha nona etapa do Rally Dakar em terceiro
Publicidade
“A equipe esteve concentrada em deixar o quadriciclo perfeito para as próximas etapas e deu tudo certo hoje. O equipamento segurou bem todos os obstáculos desta quarta e conseguimos andar a nossa primeira vitória na geral”, disse Medeiros.
Lucas Moraes supera dificuldades e chega em terceiro
A especial desta quarta-feira marcou um dos momentos mais difíceis para o estreante brasileiro Lucas Moraes, que é o atual vice-líder do maior desafio do off-road mundial e por isso vem sendo uma das sensações do Dakar.
Publicidade
A quantidade e o nível de elevação e queda contínuos, além dos inúmeros saltos, na região de dunas chegaram a fazer o piloto brasileiro do Toyota GR DKR Hilux sentir-se mal e ter que parar o carro no meio da competição. “Passei vários quilômetros me sentindo mal e essa sensação atrapalhou demais a minha concentração. Segurei até não ter mais como seguir em frente. Tive que parar para vomitar e aliviar o mal-estar. Fiquei muito feliz ao ver que mesmo assim nós terminamos bem a etapa”, disse.
LEIA MAIS: Lucas Moraes assume a vice-liderança na categoria T1+ do Rally Dakar
Moraes, que tem como navegador o alemão Timo Gottschalk, conseguiu terminar o dia como o melhor piloto entre os que conduzem os 12 Toyota inscritos, incluindo o atual campeão, o catariano Nasser Al-Attiyah, que chegou logo a seguir, na quarta posição. Ao todo, 73 carros estão inscritos na categoria principal do Dakar. A vitória na especial foi do modelo Prodrive Hunter T1+ da dupla formada pelo francês Sébastien Loeb e o belga Fabian Lurquin, que ocupam o terceiro lugar na classificação geral.
Publicidade
Gustavo Gugelmin reduz diferença nos protótipos
Na divisão Protótipos Leves, o navegador Gustavo Gugelmin reduziu de 12min43s para 7min48s sua desvantagem para a dupla formada pelo piloto belga Guillaume de Mevius e o navegador francês François Cazalet, atuais líderes da classificação geral da categoria no Dakar. Gugelmin e seu parceiro, o piloto norte-americano Austin Jones, ocupam a vice-liderança na classificação entre os protótipos leves. Esta matéria foi fechada às 12h30 com os resultados disponíveis no site oficial do Rally Dakar.
Ver essa foto no InstagramPublicidade