Aumento do número de vereadores
Informações de bastidores dão conta de que a Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul deve ampliar o número de cadeiras na próxima legislatura. De acordo com a população, é possível ampliar para 19, que é o que deve acontecer. O assunto vem à tona a cada troca de presidência, pois precisa partir do Legislativo o interesse de aumentar a quantidade de representantes do povo, manter ou mesmo reduzir, como já aconteceu. Os últimos dirigentes da Casa fizeram questão de não levar adiante o assunto. Bruna Molz (Republicanos) e Gerson Trevisan (PSDB) preferiram deixar como está. É sempre uma decisão polêmica, porque, ao mesmo tempo em que faz com que mais vereadores possam debater temas relevantes para a sociedade, representa acréscimo nos gastos do Legislativo. Pode até não ampliar o percentual dentro do orçamento, mas não há como negar que o custo é maior.
Filho de peixe…
A família Smidt voltou a ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores. Na segunda-feira, Matheus Henrique Smidt (Podemos), filho de Francisco Carlos Smidt (Novo), o Carlão, assumiu uma vaga no Legislativo. Ocupou a suplência de Nicole Weber (Podemos), licenciada para seu casamento. Matheus foi destacado pelos colegas que trabalharam com seu pai na Casa. Ilário Keller (PP) recordou que já era vereador e atuava com Carlão quando Matheus nasceu. O atual secretário de Obras foi legislador por sete mandatos e ocupou o cargo de prefeito por 11 dias, quando do falecimento do prefeito Telmo Kirst.
Virou piada
Brasília está cada vez mais próxima de um programa humorístico do que um espaço de debate sobre os grandes temas nacionais. Depois da piada que foi a CPI das Bets, com a idolatria de parlamentares sobre influencers, veio a fase de o Supremo Tribunal Federal (STF) ouvir os réus no processo ligado à tentativa de quebra do estado democrático de direito. Muito mais do que levar a discussão a um novo patamar, serviu para série de recortes para redes sociais. Ainda no Congresso, o ministro Fernando Haddad foi falar sobre a questão tributária e, novamente, viu-se mais uma arquibancada inflamada – de ambos os lados – do que um espaço sério. E tudo isso é financiado pelo brasileiro que, mais cedo ou mais tarde, pagará mais impostos.
Publicidade
Sob o olhar da mãe
A deputada Kelly Moraes (PL) acompanhou a sessão de segunda-feira, em que o filho, Serginho Moraes (PL), foi o presidente. Ela aproveitou para cumprimentar os demais vereadores e o público.