A cada entrevista com os vereadores de Santa Cruz do Sul para fazer o balanço das atividades de 2026 no Legislativo, veiculadas no programa Estúdio Interativo da Rádio Gazeta FM 107,9, a pergunta sobre a escolha da Mesa Diretora é recorrente e cada legislador apresenta uma situação diferente. Já foi confirmado o encontro que teria definido o nome de Raul Fritsch (Republicanos) para o próximo ano, assim como foi negada a existência dessa reunião. Também foi apontado, antes de começar o mandato, que o primeiro ano seria da atual presidente, Nicole Weber Covatti (à época no Podemos), tendo como sequência dois períodos do PL e um do Novo, a definir. A confirmação mais recente foi de que PL, PP e Republicanos teriam suas gestões à frente da Câmara garantidos, a escolher os nomes.
O fato é que tudo deverá ser decidido na quinta-feira que vem. Antecipadamente, em fala de bastidor, confirma-se o nome de Serginho Moraes (PL) para 2026. Fritsch tem dito que não há documento assinado que lhe garantiria a presidência, mas o “fio do bigode” ainda serve de tinteiro para a confirmação de acordos. Na quinta-feira, será conhecido o rumo do Legislativo. O prefeito não tem nada com isso, mas ter uma Câmara próxima, em ano eleitoral, é sempre bom para quem representa uma família tão relevante na política nacional.
Menina dos olhos na eleição
Fazendo uma analogia à vida santa-cruzense, a federação encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta semana, entre Progressistas e União Brasil, é como a rainha da Oktoberfest. Todos querem estar perto, fazer foto, garantir a aproximação que é sinônimo de visibilidade. A União Progressista, nome dado à junção, vira um partidão, com muitos congressistas, o que equivale a aumento da fatia do Fundão Partidário e do tempo de publicidade eleitoral em rádio e televisão.
Cientes disso, os integrantes do governo do Estado já apresentarem suas cartas ao presidente gaúcho do PP, Covatti Filho. Se confirmarem a aproximação com o MDB do vice-governador Gabriel Souza, a União Progressista colocaria nome para vice e teria vaga forte ao Senado. Do outro lado, Luciano Zucco (PL) e a cúpula do PL aproveitam o idealismo da direita e fomentam uma coligação. Atualmente, o PP e o União Brasil fazem parte do governo. Vilson Covatti, o Covattão, é secretário do Desenvolvimento Rural de Leite/Gabriel Souza.
Publicidade
MDB na presidência em Sinimbu
A escolha da Mesa Diretora da Câmara de Sinimbu ocorreu nesta semana. A presidência para o próximo ano será de Elor Sackser (MDB), tendo como vice-presidente Ricardo Maradona Dittberner (PL), primeira-secretária Diana Elisa Hirsch (União Brasil) e segundo-secretário Roque Folmer (PP).
Parada extra ao prefeito
Chamou a atenção do público, nesta semana, a apresentação do Projeto de Decreto Legislativo que autoriza o gozo de férias ao prefeito Sérgio Moraes (PL) durante janeiro de 2026. Essa parada não surpreende, pois é natural que, após um ano de intenso trabalho, com dezenas de reuniões a cada semana, o chefe do Executivo precise de um período para descanso. A curiosidade é que, no mesmo texto, consta licença para tratar de assuntos particulares de 1º a 28 de fevereiro.
Os servidores públicos estão atentos, porque é o período de negociação salarial e busca por mais benefícios. Em se tratando de um ano eleitoral, pode ser a oportunidade para buscar alguns apoios fortes, assim como pode ser apenas para curtir mais dias em alguma praia ou na chácara onde mora. Não dá para dizer que não é merecido, pois ele já tinha assumido a aposentadoria. No seu lugar, por óbvio, o vice Alex Knak assumirá o comando do Município.
Foco na área da saúde
Em reunião com a imprensa nessa sexta-feira, o deputado estadual Airton Artus (PDT) confirmou que será pré-candidato ao mesmo cargo em 2026. Demonstrou que deve ressaltar sua atuação na área da saúde.
Publicidade
LEIA MAIS TEXTOS DE MARCIO SOUZA
QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!
Publicidade