Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

tribuna

Marcio Souza: “Os maiores debates na Câmara santa-cruzense voltam-se à polarização nacional”

Foto: Jacson Stülp/Câmara de Vereadores

As comissões de ética das Câmaras de Vereadores estão sendo acionadas com mais frequência nos últimos tempos. Incomodados com algumas falas, parlamentares levam o assunto para o órgão que ajuda a manter a ordem dentro dos Legislativos. Em Teutônia, no Vale do Taquari, a manifestação de Neide Jaqueline Schwarz (PSDB) resultou em suspensão de 60 dias, sem direito a salário. Ela discutiu com o colega Valdir Oliveira do Amaral, o Dirinho (PSD), dizendo que ele mantinha relações extraconjugais quando era vice-prefeito.

Em Venâncio Aires, a briga é entre Claidir Kerkhoff (Republicanos) e Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB). Ela fez o relatório de projetos em tramitação, e o parlamentar disse ter sido uma “lambança”. Claidir encaminhou a situação à comissão de ética. Com a habilidade do prefeito Sérgio Moraes (PL) em atrair políticos para a base aliada, os maiores debates na Câmara santa-cruzense voltam-se à polarização nacional.

Foco na eleição federal

A colega Vanessa Behling esteve na Expointer quinta-feira, 4, e conversou, entre outras pessoas, com o dirigente da Companha Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto (PT). Ao ser questionado sobre as eleições em 2026, disse que o foco é buscar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criando um palco, inclusive no Estado, para auxiliar nesse intento.

Publicidade

Sobre a disputa ao Piratini, na qual teve bom desempenho em 2022, adianta a possibilidade de busca de alianças com PDT, PSB e PSol, além da federação mantida com PCdoB, Rede e PV. As pesquisas têm mostrado bom desempenho do petista, assim como do deputado Luciano Zucco (PL) e da neta de Leonel Brizola, Juliana Brizola (PDT).

Esquentou o Leite

A Expointer, na prática, começou no último fim de semana de agosto. A abertura oficial, no entanto, ocorre na sexta-feira, 5, que antecede o encerramento da programação. Como tradicionalmente acontece, o governador teve o seu momento de fala. Desta vez, porém, criou-se um climão.

Eduardo Leite (PSD) foi vaiado por um grupo que acompanhava a solenidade e, diferente de outras ocasiões, engrossou o discurso e falou diretamente para quem o vaiava. Recordou que era vereador de Pelotas, foi vaiado e virou prefeito da cidade do Sul gaúcho; depois, como prefeito foi vaiado e chegou ao governo do Estado; como governador, foi vaiado diante do Piratini e transformou-se no primeiro reeleito, entre os gaúchos. Não disse com essas palavras, mas deu a entender que essa vaia pode ser indicador da próxima eleição. Ele busca a oportunidade de disputar a presidência da República ou o Senado.

Publicidade

Palestrante na Uvergs

A presidente da Câmara de Santa Cruz do Sul, Nicole Weber Covatti (Podemos), será palestrante na Marcha Gaúcha de Vereadores, em Porto Alegre, na próxima semana. O evento é promovido pela União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs), entidade na qual a legisladora é presidente da comissão da mulher.

Pedidos acintosos

A Câmara costuma ser um espaço para a apresentação de pedidos ao Executivo, em especial no que tange à recuperação de vias. Curiosamente, os pedidos mais acintosos e em maior quantidade tem sido apresentados pelos integrantes da base aliada do prefeito Sérgio Moraes (PL). Isso mostra a independência da Casa, mas ainda assim pode causar algum constrangimento, porque há poucos recursos para atender a todos.

LEIA MAIS TEXTOS DE MARCIO SOUZA

Publicidade

QUER RECEBER NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL E REGIÃO NO SEU CELULAR? ENTRE NO NOSSO NOVO CANAL DO WHATSAPP CLICANDO AQUI 📲. AINDA NÃO É ASSINANTE GAZETA? CLIQUE AQUI E FAÇA AGORA!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.